Governador Jerônimo Rodrigues destaca importância de incluir a pauta da Consciência Negra no orçamento durante cerimônia com presidente Lula em Brasília

Presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues participaram da cerimônia “O Brasil pela Igualdade Racial”.
Presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues participaram da cerimônia “O Brasil pela Igualdade Racial”.

Na manhã desta segunda-feira (20/11/2023), o governador Jerônimo Rodrigues marcou presença na cerimônia “O Brasil pela Igualdade Racial” no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líderes, ativistas e autoridades. O evento, que celebrou o Dia da Consciência Negra, foi palco da apresentação de 13 ações pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, incluindo a criação do Grupo de Trabalho Interministerial de Comunicação Antirracista.

Entre os destaques, o Governo Federal se comprometeu a investir R$ 8 milhões em formação especializada para profissionais do atendimento psicossocial, com o projeto piloto sendo desenvolvido na Bahia e no Rio de Janeiro. O Hip-Hop também foi oficialmente reconhecido como referência cultural brasileira durante o evento.

Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância de incluir a pauta da Consciência Negra no orçamento, destacando a celebração do Dia da Consciência Negra como um marco significativo. O governador ressaltou as conquistas da Bahia, incluindo editais específicos em diversas áreas, como Educação, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Cultura.

Outras iniciativas anunciadas incluem um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Igualdade Racial e o BNDES para valorização da herança africana, o programa “Caminhos Amefricanos” e o segundo Pacote pela Igualdade Racial, com investimentos em pesquisa e avaliação de dados.

Destaca-se a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola, com um orçamento superior a R$ 20 milhões, visando o desenvolvimento sustentável dos territórios quilombolas, com foco na gestão liderada pelas próprias comunidades.

 

Banner da LMarquezzo: Campanha Reserva Humaitá.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 137200 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário