Seagri desenvolve atividades para fortalecer piscicultura na Chapada Diamantina

Visando aprimorar o desenvolvimento da piscicultura no território da Chapada Diamantina e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), realizará na terça-feira (22/09/2009), às 8 horas, no Centro de Formação de Agricultores Familiares (CENTRAF), no município de Utinga, o primeiro Encontro Regional de Piscicultura da Chapada Diamantina.

O objetivo é criar um grupo gestor capaz de administrar todos os elos da cadeia produtiva da piscicultura. Para isso a Seagri conta com a Bahia Pesca e prefeituras municipais da Chapada. O evento ainda contará com a presença do superintendente na Bahia do Ministério da Pesca e Aqüicultura, Marcelo Galo.

Participarão do encontro representantes e agricultores familiares dos municípios de Utinga, Ruy Barbosa, Macajuba, Andaraí, Itaetê, Marcionílio Souza, Iaçu, Tapiramutá, Mundo Novo, Boa Vista do Tupim e Bonito, além de convidados como a SEAP, ADAB, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e coordenadores e representantes dos projetos de piscicultura.

Gestão coletiva e participativa dos projetos, legislação e normas que regem a comercialização da piscicultura e o plano regional de desenvolvimento da piscicultura, são alguns dos temas que serão abordados pelos palestrantes.

De acordo com o diretor de Pecuária da EBDA, Osvaldo Sant’Anna, é de extrema relevância criar um processo contínuo de discussões sobre o tema, já que a piscicultura baiana é uma realidade e se tornou uma das mais importantes atividades sustentáveis da agricultura familiar, originando, principalmente, renda para seus produtores.

Projeto regional 

“Durante o encontro formalizaremos o Projeto Regional de Desenvolvimento da Piscicultura, que terá o papel fundamental de garantir os três elos da cadeia produtiva. O agricultor precisa absorver as tecnologias para o cultivo do peixe, os municípios circunvizinhos devem interagir para melhor beneficiamento do pescado e integrar o processo de comercialização do pescado com um único selo que garanta a qualidade do produto”, concluiu Sant’Anna.

Cerca de 20 famílias serão beneficiadas com o projeto, e a meta é produzir cerca de 20mil peixes da espécie Tilápia, gerando mais de um salário mínimo mensal por família.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading