
Com uma trajetória de conquistas acadêmicas e profissionais, o jornalista e cientista social Carlos Augusto Oliveira da Silva, de 53 anos, é uma personalidade de destaque da comunidade de Feira de Santana. Ele é filho do casal José Augusto Dias da Silva (Jads) (★1943 — †2018) e Lucy Oliveira da Silva (★1947 — †2013), irmão de Luís Cláudio e José Augusto Junior, pai de Carla Patricia, sogro de Johannes Fittler, avô de Luca Silva Fittler e companheiro de Alessandra de Paula.
Ele é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração em cultura, desigualdade e desenvolvimento, obtido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sob a orientação do respeitado professor Dr. Nilson Weisheimer.
A carreira acadêmica também inclui a formação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (UNEF). Além disso, Carlos Augusto tem um vínculo especial com o Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde foi ex-aluno especial, sob orientação do prof. Dr. Clovis Zimmermann e é ex-membro do grupo de pesquisa Memória, Processos Identitários e Territorialidades no Recôncavo da Bahia (MITO/UFRB), coordenado pela prof. Dra. Ana Paula Comin de Carvalho.
Carlos Augusto é uma personalidade influente no cenário jornalístico, sendo diretor e editor do Jornal Grande Bahia (JGB) e membro ativo de diversas associações profissionais, incluindo a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia). Essas filiações evidenciam compromisso com os padrões éticos e a excelência na prática do jornalismo.
Reconhecimento e homenagens
Em 28 de julho de 2009, durante as comemorações do aniversário de emancipação política, Carlos Augusto foi homenageado com o título de ‘Cidadão São Gonçalense‘. A indicação partiu do vice-presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos (CMSG), Carlos Cerqueira da Purificação, e foi aprovada por unanimidade. O homenageado possui fortes raízes na região, com seu avô Augusto Dias da Silva nascido no município em 1919. Além disso, desenvolveu trabalho de comunicação para a gestões municipais, durante os Governos de José Carlos de Lacerda e Antônio Dessa Cardozo (Furão).
Em 3 de dezembro de 2013, o Jornal Grande Bahia foi agraciado com a certificação ‘Mérito em solidariedade’ pela Legião da Boa Vontade (LBV). O reconhecimento foi concedido em virtude da participação do jornal na campanha ‘Natal Permanente da LBV – Jesus; o Pão Nosso de cada dia!’, que teve como objetivo ajudar milhares de famílias atendidas pela instituição em diversas cidades brasileiras, conforme destacou Paiva Netto, presidente da LBV.
Em 19 de março de 2014, o trabalho exercido por Carlos Augusto à frente do veículo de comunicação foi reconhecido e elogiado pelo presidente do Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Eserval Rocha, que descreveu — no Ofício Número 771/2014-GP — a atuação como “expressiva, transparente e abrangente, gerida de forma segura e eficiente, labuta reconhecida pela integridade, imparcialidade, seriedade e profissionalismo.”
Em 13 de abril de 2014, o jornalista e cientista social Carlos Augusto teve seu trabalho reconhecido pelo deputado José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto, PT), líder do Governo Jaques Wagner e da maioria na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), através da Moção de Congratulações de nº 17.007/2014. O parlamentar destacou o reconhecimento estadual ao trabalho desenvolvido por Carlos Augusto, por meio do Jornal Grande Bahia, referindo-se ao veículo como importante na região de Feira de Santana, sua terra natal e principal base política, por prestar serviços diversos e informar bem os leitores. em julho de 2014, A moção foi tema de capa do Diário Oficial do Poder Legislativo da Bahia, e também foi reproduzida no site oficial da ALBA.
Em 29 de abril de 2014, a Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos (CMSGC) aprovou uma ‘Moção de Aplausos‘ para Carlos Augusto Oliveira da Silva, diretor e editor do jornal Grande Bahia, por sua conquista do título de Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Sua dissertação intitulada ‘O Capitalismo e o Recôncavo da Bahia: análise do processo de implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu‘ foi defendida com sucesso perante a banca examinadora. A moção foi proposta pelo vereador Nilson Ferreira da Silva Junior em reconhecimento a essa realização acadêmica.
Em 24 de março de 2015, a Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS) aprovou ‘Moção de Congratulações de nº 58/2015‘ ao Jornal Grande Bahia (JGB), pelos seus oito anos de atuação. O veículo de comunicação, dirigido e editado por Carlos Augusto, foi elogiado pelo vereador Pablo Roberto, presidente da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher, pela relevância no ciberjornalismo e por fornecer informações essenciais ao público feirense e baiano, com uma equipe destacada por sua formação crítica, ética e reflexiva.
Em 18 de setembro de 2015, durante a celebração do aniversário de 182 anos de emancipação política de Feira de Santana, o prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) homenageou o diretor e editor do Jornal Grande Bahia, Carlos Augusto Oliveira da Silva, com a Ordem Municipal do Mérito na classe Oficial, na área da Comunicação Social. A entrega da comenda aconteceu em uma solenidade na casa de eventos Spazio.
Em 27 de dezembro de 2016, a Secretaria Municipal de Comunicação de Feira de Santana (SECOM) entregou a placa de reconhecimento ‘O jornalismo em Feira de Santana: faço parte dessa história‘ a profissionais com história e trabalho relevantes na imprensa local. Entre os homenageados estava o cientista social e jornalista Carlos Augusto, diretor e editor do Jornal Grande Bahia, conhecido por seu trabalho em jornalismo investigativo e análise crítica sobre assuntos políticos e econômicos. O evento aconteceu no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.
Em 12 de março de 2020, durante a gestão do desembargador Jatahy Junior, e conforme Resolução Administrativa nº 01/1998 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele recebeu a ‘Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia’.
Entre 2018 e 2022, ele também recebeu homenagens das Forças Armadas do Brasil, como o título de ‘Amigo da Marinha do Brasil’; ‘Amigo da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx)‘; e ‘Membro Honorário da Força Aérea Brasileira’.
Em 3 de junho de 2022, o juiz Antônio Henrique da Silva, Titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana, homenageou Carlos Augusto pelo trabalho de excelência desenvolvido no jornalismo.
Em 28 de setembro de 2022, durante solenidade em comemoração pelos 31 anos de fundação do Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana (CME FSA) e 30 anos de criação da União dos Conselhos Municipais de Educação do Brasil (UNCME), Carlos Augusto foi homenageado em “reconhecimento aos relevantes serviços prestados à área da educação feirense, através de um jornalismo sério e comprometido com desenvolvimento dos cidadãos”. A CME tem Karina Macêdo de Assis, presidente; Andressa Costa, secretária executiva e Adriana Costa, técnica educacional.
Atuação na comunidade por meio da fraternidade maçônica
Para além de sua atuação no campo acadêmico e jornalístico, Carlos Augusto é um nome de destaque na comunidade maçônica local. Ele foi eleito venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica de Feira de Santana ∴ Cavaleiros de York para o biênio 2023-2025, fato que demonstra envolvimento social e liderança comunitária.
Neste contexto, a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB) também reconheceu a atuação ao lhe conceder, em 14 de dezembro de 2019, a ‘Comenda 2 de Julho‘.
Em 29 de agosto de 2014, através da atuação no Jornal Grande Bahia, Carlos Augusto recebeu, em solenidade conjunta das Lojas Maçônicas de Feira de Santana, o título de ‘Amigo da Maçonaria’ pelos relevantes serviços prestados à Ordem, por ocasião da campanha ‘Respeite nossas meninas’, que objetivou combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O documento foi assinado por Jairo Vitor Alves de Souza, à época, presidente do Conselho de Veneráveis de Feira de Santana, e por Alfredo Marcus Moreira de Oliveira, coordenador da campanha.
Entre o trabalho e o compromisso com a sociedade e o meio ambiente
Temas diversos e busca pela verdade
As publicações do Jornal Grande Bahia dos últimos cinco anos revelam a diversidade temática e a abordagem aprofundada de questões sociais e culturais relevantes para a comunidade local, além de ressaltam o compromisso de Carlos Augusto com o jornalismo investigativo e a busca pela verdade nos relatos apresentados através do veículo de comunicação.
Leitores aprovam
Uma pesquisa realizada nas redes sociais da internet, com perfil de membros da comunidade de Feira de Santana, revelou que 78% dos entrevistados têm uma percepção positiva do trabalho de Carlos Augusto como jornalista e editor do Jornal Grande Bahia. Eles citam a abordagem transparente e imparcial do jornal, que abrange uma variedade de questões locais e nacionais.
Ética na comunicação, referência social e dedicação a fraternidade
Carlos Augusto é uma personalidade respeitada na Bahia, dedicado à busca por conhecimento e à disseminação da informação. O trabalho desenvolvido no jornalismo, pesquisa social e envolvimento com a comunidade maçônica projetam perfil inspirador para as gerações futuras, cuja trajetória é marcada pelo compromisso com a comunicação transparente e voltada para a defesa do meio ambiente e interesse social, independentemente do poder estabelecido, com atuação pautada pelos valores humanitários e defesa da democracia, contribuindo para o aprimoramento da sociedade, com base no Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, por meio do discurso sobre ecologia integral, ao atuar no cenário baiano do jornalismo brasileiro.
Leia +
Confira publicações de Carlos Augusto no Jornal Grande Bahia
Seja o primeiro a comentar