Nada de Ucrânia, cúpula UE-América Latina tratará de assuntos regionais, diz embaixador do Brasil

O embaixador do Brasil na União Europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva, afirmou à EURACTIV que a cúpula UE-América Latina não será ofuscada pelos europeus e “suas preocupações com a guerra na Ucrânia”.

Segundo ele, a expectativa é que tanto o Brasil quanto América Latina e países caribenhos mantenham o foco nos assuntos regionais.

Pedro Miguel da Costa e Silva também destaca que se trata de uma região diversa, com múltiplas necessidades.

Ele também fez questão de enfatizar que o conflito na Ucrânia é importante, mas a cúpula não é sobre a situação ucraniana, mas outros assuntos importantes para a região e que devem ser tratados.

A emissora EURACTIV relatou que a contraproposta latino-americana foi recebida com surpresa e ceticismo por diversos membros da UE, pois não citava explicitamente o apoio à Ucrânia ou questões de proteção ao meio ambiente, mas citava os chamados reparos coloniais.

Segundo o embaixador, o encontro deve incluir “propostas mais concretas e projetos que beneficiem os países latino-americanos”, como investimentos estrangeiros diretos e parcerias em diversas áreas.

*Com informações da Sputnik.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading