Coluna de Antonio Larangeira de 6 de setembro de 2023

Com a finalidade de homenagear os 190 anos de Feira de Santana, cuja emancipação do município é comemorada em 18 de setembro, aconteceu às 19 horas no Museu de Arte Contemporânea na última terça-feira, a Mostra Coletiva Feira dos Meus Olhos D´Àgua. A exposição evidencia a rica cultura e a história da Princesa do Sertão através dos olhares de mais de 15 artistas feirenses, que exploram e celebram a memória e a regionalidade da cidade, como o Casarão Olhos D’Água e a Catedral Metropolitana de Senhora Santana, a Igreja da Matriz. A mostra tem intervenção artística do feirense Asa Filho e segue até o dia 5 de outubro. Os visitantes poderão conhecer as raízes, tradições, a diversidade, a arte popular e suas nuances por meio de múltiplas técnicas artísticas. Representações da memória e da história regional ganham vida através de pinturas e instalações dos artistas locais. A mostra terá uma programação diversificada, incluindo rodas de conversas, visitas guiadas e oficinas ministradas por artistas participantes, proporcionando aos visitantes uma experiência ímpar e interativa. A exposição conta com a curadoria coletiva de Simone Rasslan e da equipe do MAC.

Data

Esteve aniversariando o empresário Luciano Pessoa, que foi bastante felicitado por familiares e amigos mais chegados.

Universidade de Feira

O ex-reitor da UEFS e fundador do Serviço de Integração de Migrantes (SIM), professor Josué Silva Mello, esteve na manhã de segunda-feira (04) com a presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Eremita Mota (PSDB), com a finalidade de convidar a vereadora e gestora da Casa da Cidadania a participar de um movimento, institucional e político, pela criação de uma Universidade Federal de Feira de Santana – atualmente, a cidade conta com um núcleo da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Conforme a proposta, a futura universidade teria suas instalações localizadas em área cedida pelo próprio SIM, no bairro do mesmo nome. Eremita Mota disse que a proposta do ex-reitor é “muito interessante” e garantiu o empenho do Poder Legislativo para que a ideia possa “ecoar em Brasília como um grito dos feirenses e da população em seu entorno, por esta causa que é muito antiga e, seguramente, defendida por todos os vereadores, deputados e demais representantes de toda essa gente”.

Negou

O juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, negou pedido da presidente da Câmara de Vereadores, Eremita Mota (PSDB), em uma ação judicial, que discutia o valor do repasse feito pelo Poder Executivo, a título de duodécimo, à Casa Legislativa. Na decisão, prevaleceu os argumentos do Governo Municipal que tem como prefeito Colbert Martins da Silva Filho (MDB). Eremita Mota arguiu na ação ilegalidade praticada pelo prefeito Colbert Martins (MDB), afirmando que a Câmara de Vereadores estava enfrentado dificuldades financeiras, em razão da exclusão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no cálculo do duodécimo repassado pelo Município. O magistrado na decisão, levou em considerações as informações prestadas pelo Governo Municipal, com base em dados colhidos junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O vereador Lulinha da Conceição que promoveu a aprovação do título de Cidadania Feirense para o superintendente do Sebra Jorge Khrouy.
O vereador Lulinha da Conceição que promoveu a aprovação do título de Cidadania Feirense para o superintendente do Sebra Jorge Khrouy.
Em foto de família, capitaneando os Cedraz os empresários Cloves, Humberto e Edson.
Em foto de família, capitaneando os Cedraz os empresários Cloves, Humberto e Edson.
Completou data aniversaria o empresário Luciano Pessoa, que foi bastante abraçado.
Completou data aniversaria o empresário Luciano Pessoa, que foi bastante abraçado.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Antonio José Larangeira

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.