Em meio às comemorações do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização e promoção da doação de órgãos e tecidos, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santnaa, tem motivos para celebrar. O ano de 2023 está se destacando na unidade de saúde, marcando um notável aumento nas captações de órgãos em comparação com o ano anterior.
Segundo estatísticas divulgadas pelo HGCA, de janeiro a agosto deste ano, foram realizadas impressionantes 16 doações de órgãos. Para efeito de comparação, no mesmo período de 2022, o hospital registrou apenas 8 doações de múltiplos órgãos, de acordo com dados do site oficial da central de transplantes da Bahia.
Essa conquista extraordinária não é fruto do acaso, mas sim do compromisso e trabalho conjunto liderado pela Organização a Procura de Órgãos (OPO) e pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOT) do HGCA. Mirela Andrade, enfermeira e coordenadora da OPO e CIHDOT, enfatiza a importância da equipe multiprofissional no acompanhamento de pacientes com suspeita de Morte Encefálica (ME). Ela destaca:
“Ao longo do ano, oferecemos suporte e orientação em relação ao protocolo de morte cerebral, além de realizarmos um trabalho contínuo de conscientização junto à equipe do hospital, estudantes de medicina, enfermagem e a população em geral.”
Mirela salienta que a doação de órgãos é uma ação coletiva que envolve toda a equipe hospitalar. A conscientização dos profissionais sobre o papel crucial que desempenham no processo de doação tem permitido oferecer um apoio mais eficaz às famílias, resultando em um aumento significativo nos casos de consentimento para doação.
“Os números falam por si: em 2022, tivemos 8 doações, mas até agosto de 2023, já contabilizamos 16 captações de órgãos no HGCA. Esse crescimento reflete o comprometimento e a dedicação da equipe, respaldados pela administração hospitalar, que compreende a importância da doação de órgãos”, comemora.
Cristiana França, diretora-geral do HGCA, destaca os avanços da unidade no campo da captação de órgãos:
“O Hospital Clériston Andrade tem o orgulho de ter sido o hospital com o maior número de doações efetivas de múltiplos órgãos no estado da Bahia em agosto. Deixo aqui meu agradecimento público à equipe da OPO e às famílias envolvidas, destacando a importância dessa colaboração. A doação de órgãos é um gesto nobre que salva vidas e é um exemplo brilhante de como a união de esforços pode fazer a diferença em nossa comunidade”, afirmou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




