A Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) está se preparando para montar uma estrutura com mais de 200 cadeiras, a fim de atender pacientes que participarão da triagem para o mutirão de cirurgia de mamas gigantes. A triagem está agendada para o próximo sábado (07/10/2023), a partir das 7 horas, no estacionamento do ambulatório de especialidades do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Esta será a oitava edição do mutirão, que visa a ajudar mulheres que sofrem com gigantomastia.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da FHFS, a triagem representa o primeiro passo para a realização dos sonhos de muitas mulheres que lidam com o problema da gigantomastia.
“Os mutirões são grandes ferramentas para diminuirmos as filas de espera e atender a grande demanda. Estaremos com nossa equipe multiprofissional, pronta para atender todas essas mulheres que sofrem com seios gigantes.”
Mais de 300 mulheres feirenses já foram beneficiadas com cirurgias reparadoras de mama por meio do Programa Municipal de Tratamento das Gigantomastias, realizado no Hospital da Mulher. O programa é inteiramente custeado pelo Poder Público Municipal, por meio da FHFS, e atende exclusivamente mulheres residentes na cidade.
As pacientes que desejam passar pela triagem devem atender a determinados critérios:
- Residir em Feira de Santana;
- Encontrar-se em situação de vulnerabilidade econômico-social;
- Ser mãe;
- Ser maior de idade;
- Ter mamas com peso superior a 4 quilos.
A documentação necessária para a triagem inclui:
- Identidade;
- CPF;
- Cartão do SUS;
- Comprovante de endereço;
- Número de contato.
O médico cirurgião-plástico César Kelly, coordenador do programa, explicou que a cirurgia de gigantomastia é realizada para reduzir e reposicionar as mamas, eliminando o excesso de gordura, pele e tecido glandular, que podem causar dor e desconforto às mulheres.
“Após a redução das mamas gigantes, as mulheres se sentem renovadas e passam a ter um novo olhar para a vida, pois isso alivia a dor nas costas devido ao grande volume dos seios e também ajuda na recuperação da autoestima”, acrescentou César Kelly.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




