Na terça-feira (07/11/2023), o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, realizou a cerimônia de inauguração da 5ª Vara de Sucessões, Órfãos e Interditos de Salvador, um marco importante para a sociedade soteropolitana. A solenidade aconteceu no Auditório Arx Tourinho, no Fórum das Famílias, e contou com a presença de magistrados, servidores e membros da comunidade jurídica da Bahia.
“A nova Vara atuará com temas muito sensíveis, por isso essa unidade especializada vem reforçar o sentimento de Justiça para quem tanto precisa da presença e da resposta do Judiciário,” declarou o Presidente Nilson Soares Castelo Branco.
Ele enfatizou que a instalação de uma nova unidade é uma maneira tradicional de garantir o acesso dos cidadãos à justiça, tornando a prestação jurisdicional mais ágil.
O Presidente ressaltou que a instalação de uma nova unidade jurisdicional envolve um amplo estudo realizado pelos setores técnicos da administração do Judiciário, enfatizando que essa conquista é resultado do trabalho coletivo.
A Juíza Diretora do Fórum Ruy Barbosa, Verônica Ramiro, destacou a crescente judicialização das demandas nos dias atuais, realçando a importância da inauguração da Vara.
A Juíza Corregedora do Cartório Integrado de Sucessões da Comarca de Salvador, Patrícia Kertzman Szporer, elogiou o apoio e o esforço da gestão para a instalação da Vara. Ela explicou que a demanda cresceu além da capacidade da antiga estrutura e que os assuntos tratados pela unidade não podem ser desjudicializados.
O 1º Vice-Presidente da Associação de Magistrados da Bahia (Amab), Juiz Eldsamir Mascarenhas, agradeceu ao Presidente do TJBA pelo esforço para valorizar os magistrados e redimensionar as estruturas do Poder Judiciário, visando a melhoria no atendimento ao cidadão.
Durante a cerimônia, o Presidente do TJBA e a Juíza Patrícia Kertzman Szporer pediram um minuto de silêncio em luto pelo Professor Cristiano Chaves de Faria, Promotor do Ministério Público da Bahia, que faleceu na segunda-feira (05).
O Presidente enfatizou o significado desse momento de silêncio, que ressalta a presença daqueles que não estão mais entre nós, mantendo viva sua memória no ambiente jurídico.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




