No intuito de erradicar o machismo e a importunação sexual no trânsito e nos modais de transporte, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) uniram forças em uma campanha que não apenas capacitará servidores, mas também conscientizará a sociedade sobre a necessidade de combater esses crimes. O lançamento oficial está agendado para o dia 4 de dezembro de 2023.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que aproximadamente 30% das mulheres no Brasil foram vítimas de violência de gênero no ano passado. Já uma pesquisa do DataFolha revela que quatro em cada 10 mulheres receberam cantadas ou comentários desrespeitosos enquanto se deslocavam por alguma via.
A campanha, já nas ruas, visa eliminar estereótipos preconceituosos, como a ideia de que “lugar de mulher é na cozinha e não no volante”, e abrange modalidades de transporte como ônibus, metrô e aplicativos. O objetivo é formar multiplicadores para disseminar a informação, alertando para a denúncia dos agressores.
Para o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, ações transversais são fundamentais para promover políticas públicas voltadas às mulheres.
“Está mais do que provado que as mulheres são melhores condutoras que os homens. Mais cuidadosas e cautelosas. Além disso, temos que exterminar essa questão do assédio e da importunação. É inadmissível que ainda tenhamos que tratar sobre esse tema, em pleno século XXI. O respeito é o primeiro passo para uma vida em sociedade mais digna”, pontuou.
Durante a campanha, profissionais da SPM capacitarão servidores administrativos do Detran-BA, policiais militares vinculados ao órgão e agentes atuantes em blitzes. Além da capital, uma “caravana” percorrerá os principais territórios de identidade como forma de ampliar a ação.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




