O gabinete do governador Jerônimo Rodrigues abriu espaço para um diálogo crucial neste sábado (13/01/2024), ao receber 27 líderes quilombolas em Salvador. O encontro visou a preparação de políticas públicas alinhadas às necessidades territoriais dessas comunidades em 2024. Entre os temas debatidos, destacam-se a segurança local, a regularização fundiária, saúde, educação quilombola, além do acesso à água e energia.
Com cerca de 400 mil pessoas, segundo o IBGE, a Bahia abriga a maior população quilombola do Brasil. O governador Jerônimo enfatiza a importância desse grupo na formação do povo brasileiro, ressaltando a presença marcante de sua cultura na alimentação, na história e na identidade do país. O encontro foi uma oportunidade para as lideranças quilombolas apresentarem demandas, focando em melhorias na documentação dos territórios, educação, saúde, geração de renda, turismo e cultura.
A reunião, que contou com a presença da primeira-dama Tatiana Velloso e de titulares de secretarias, foi também uma avaliação das políticas estaduais voltadas para territórios quilombolas e de terreiro. Ângela Guimarães, da Promoção da Igualdade Racial, destaca a relevância dos argumentos levantados e reafirma o compromisso conjunto para consolidar resultados positivos.
De acordo com o Funcep, importantes iniciativas já beneficiaram comunidades quilombolas na Bahia, como a Assistência Técnica Rural e os projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva. Além disso, 32 mil quilombolas foram atendidos com sistemas de abastecimento de água e perfuração de poços, e 409 unidades habitacionais foram entregues entre 2015 e 2022.
Ao final, a médica quilombola Marina Barbosa expressou sua satisfação com a reunião, destacando a importância do apoio do Governo do Estado. Algumas das demandas apresentadas pelos líderes quilombolas integram o Plano Plurianual Participativo (PPP) e os programas Bahia Ancestral e Temático de Governo para 2024 a 2027.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




