Na quarta-feira (07/02/2024), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) do Estado da Bahia lançou uma série de iniciativas para o Carnaval de 2024, sob o lema “Nossa alegria é cuidar de gente”. O evento destacou a importância de garantir proteção social e atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade durante a maior festa de rua do planeta. As ações abrangem campanhas contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o programa Carnaval Sem Fome, o Programa Corra pro Abraço e o apoio aos catadores de materiais recicláveis.
A campanha Carnaval Sem Fome, lançada em parceria com o Instituto Ação Cidadania, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Voluntárias Sociais, Ouvidoria do Estado e Programa Bahia sem Fome, visa garantir a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período festivo. Pontos de coleta foram instalados em vários locais estratégicos em Salvador, além do ponto central na Praça do Campo Grande, para arrecadar alimentos e insumos essenciais. O vice-governador Geraldo Júnior reforçou o apelo à colaboração da população, destacando a importância da solidariedade no combate à fome.
Além disso, a Seades concentra esforços na prevenção de violações de direitos, como exploração sexual e trabalho infantil, com distribuição de material informativo e ações de divulgação nas redes sociais. Equipes itinerantes estarão nas ruas durante o Carnaval para identificar casos de violação de direitos e fornecer orientações. O Programa Corra pro Abraço oferecerá atendimento multidisciplinar às pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, com distribuição de insumos e orientações. Por fim, os catadores de materiais recicláveis contarão com apoio para o desenvolvimento de suas atividades, visando recolher 100 toneladas de resíduos nos circuitos do carnaval em Salvador.










Deixe um comentário