No último domingo (07/04/2024), milhares de fiéis provenientes de diversas regiões da Bahia convergiram para a Cidade Santa em Dias D’Ávila, situada na zona turística da Costa dos Coqueiros, para participar da emblemática Festa da Misericórdia. Este evento, consagrado no domingo subsequente à Páscoa, notabiliza-se pelo sacramento da confissão e integra agora o calendário do turismo religioso. As festividades incluíram alvorada de fogos, recitação do Santo Rosário, celebração de missa especial e grupos de adoração. O ponto culminante da celebração é o Momento do Santíssimo, marcado pela bênção do quadro com a imagem de Jesus, simbolizando o sangue e a água que fluíram do seu corpo na crucificação.
O padre Paulo Avelino, visionário por trás da concepção da Cidade Santa, expressou sua satisfação diante da grandiosidade do evento, mesmo reconhecendo a carência de uma estrutura adequada para acomodar a multidão. Ele celebrizou o fato de que este ano a festa atraiu caravanas de 200 cidades, superando todas as expectativas. Afirmou ainda que o magnetismo de um local situado em uma zona rural, com estradas de barro, atraindo uma quantidade tão expressiva de pessoas, é uma verdadeira dádiva divina.
Os fiéis, imbuídos de fervor religioso, se entregaram a momentos de oração, agradecimentos pelas graças alcançadas e renovação de preces. Janiele Queiroz, uma contabilista proveniente de Serrinha, partilhou sua surpresa e gratidão pela acolhida calorosa e pela oportunidade de se encontrar com pessoas de toda a Bahia em um ambiente tão especial. Rita de Fátima Assis, uma dona de casa de Santo Amaro, compartilhou sua experiência revelando que encontrou a cura que buscava durante o evento.
A Cidade Santa, que teve sua construção iniciada em 2016, ocupa uma área de um milhão de metros quadrados, adquirida pela Igreja Católica. Atualmente, conta com estacionamento, quatro capelas, café, restaurante e uma loja de produtos religiosos. Projetos futuros incluem a construção de seis capelas adicionais, além do Recanto da Misericórdia e da Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças.
Maurício Bacelar, titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), reconhece o potencial de Dias D’Ávila para se tornar um dos principais centros de peregrinação do país. O governo estadual, segundo ele, está comprometido em contribuir para esse desenvolvimento, seja por meio de obras de infraestrutura, promoção do destino ou patrocínio de eventos, estabelecendo parcerias com a Igreja para potencializar esse destino de turismo religioso.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




