A Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) realizada em Buenos Aires, Argentina, homenageou o Brasil como destino principal em 2024. O evento, encerrado na terça-feira (01/10/2024), teve como destaque o estande da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que projetou imagens em um telão de LED, apresentando a diversidade de atrações do estado. A proposta incluiu uma experiência “instagramável” para os participantes, que puderam registrar fotos e vídeos em cenários inspirados na cultura baiana.
Durante a feira, a Setur-BA destacou as atrações das 13 zonas turísticas da Bahia, enquanto agências de viagens parceiras comercializavam pacotes para destinos como Salvador, Morro de São Paulo, Praia do Forte, Baixio e Trancoso. A Argentina, reconhecida como o maior emissor de turistas estrangeiros para a Bahia, viu sua conectividade com o estado ser ampliada com a introdução de voos diretos de Buenos Aires para Salvador e Porto Seguro, além de rotas de Córdoba para a capital baiana, operadas pela Aerolíneas Argentinas e pela Gol Linhas Aéreas.
A Setur-BA também focou na atração de turistas de países vizinhos, oferecendo voos de Santiago, no Chile, e Montevidéu, no Uruguai, para Salvador, por meio da SKY Airline. A expectativa é que, na alta temporada, a Bahia receba um número considerável de voos, totalizando 19 frequências semanais, consolidando-se como o estado do Norte e Nordeste com o maior aumento de linhas da América do Sul.
Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Setur-BA, observou que, embora a receptividade na FIT sempre tenha sido positiva, neste ano houve um impacto significativo, resultado da abertura de novos voos de destinos sul-americanos para a Bahia. Ele mencionou que os parceiros presentes no estande conseguiram firmar negócios promissores e estabelecer entendimentos futuros, o que sinaliza uma alta temporada histórica no aumento do fluxo de turistas argentinos, uruguaios, chilenos e de outras nacionalidades.
A Setur-BA também esteve presente em outros eventos. Na última semana, participou do Festival Transforma Pride 2024, realizado no Cais do Sertão, em Recife, direcionado ao segmento LGBTQIAPN+ do Nordeste. Durante o evento, a Bahia foi promovida como um dos destinos “gay friendly” mais procurados do Brasil, com o Governo do Estado oferecendo cursos de capacitação para aprimorar o atendimento à comunidade, além de realizar pesquisas sobre as demandas dos turistas e apoiar iniciativas de inclusão.
Em sua atuação, a Setur-BA apresentou propostas para que Salvador seja a sede da edição 2025 do festival, alinhando-se às estratégias de captação de eventos que impactam a economia do turismo no estado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




