Cuba solicita adesão oficial ao BRICS como país parceiro

Cuba solicitou oficialmente sua adesão ao BRICS como país parceiro em uma carta endereçada ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. A informação foi confirmada por Carlos M. Pereira, diretor-geral de Assuntos Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores de Cuba. O embaixador russo em Cuba, Viktor Coronelli, anteriormente havia informado que Moscou espera receber uma delegação cubana durante a cúpula do BRICS, a ser realizada em Kazan. O convite para que o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, participasse do evento foi enviado por Putin.

Em sua declaração, Carlos Pereira destacou a importância do BRICS como um ator relevante na geopolítica global, além de um símbolo de esperança para os países do Sul. O bloco, que agora conta com a Rússia na presidência, é composto atualmente por Brasil, Índia, China, África do Sul e, recentemente, novos membros, incluindo Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. O Brasil, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também tem buscado a ampliação do grupo. Além disso, em junho, o primeiro-ministro da Malásia, Anwar bin Ibrahim, confirmou sua intenção de participar do BRICS. O Azerbaijão também apresentou um pedido formal de adesão em agosto. Recentemente, a Turquia manifestou interesse em se tornar membro pleno do BRICS, com seu pedido atualmente sob análise pelas autoridades russas.

*Com informações da Sputnik News.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.