Seis estudantes da rede pública de ensino da Bahia, envolvidos no projeto “Caça Asteroides,” foram recentemente premiados pela NASA pela descoberta de sete novos asteroides. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em cooperação com a agência espacial norte-americana, oferece a jovens brasileiros a oportunidade de participar da busca por corpos celestes que possam representar riscos para a Terra. Por meio da análise de imagens de telescópios espaciais, estudantes identificaram asteroides e realizaram registros importantes para a comunidade científica.
O grupo de estudantes do Colégio da Polícia Militar do Lobato, em Salvador, formado por Ana Júlia Rocha, Maria Clara Ribeiro, Larissa Vieira, Robert Figueiredo e Jeferson Nascimento, nomeou os asteroides descobertos como P21XZQY, P21XZUK, P21XZUN, P11Y7UG, P21YDK0 e P21YDSI. Lucas Antônio, aluno do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, também integrou o grupo de descobridores, nomeando seu asteroide de LAD0001. O feito marca a entrada dos jovens em um seleto grupo de contribuidores para a exploração espacial.
Para Ana Júlia Rocha, de 16 anos, estudante do 2º ano no Colégio da Polícia Militar do Lobato, a participação no projeto tem sido uma experiência enriquecedora. “Está me permitindo desenvolver novas habilidades. Saber que minha participação pode de alguma forma contribuir para descobertas reais no campo científico é algo que me motiva a seguir em frente, buscando aprender cada vez mais”, comenta. Já Lucas Antônio ressaltou o impacto pessoal da descoberta e destacou o apoio recebido do CETEP e de seu professor orientador, André Menezes, como fatores essenciais para o sucesso. Segundo ele, a experiência serve de inspiração para outros jovens, incentivando-os a explorar as oportunidades oferecidas pelo ambiente educacional.
A gestora do CPM de Lobato, Leonor Salgado, enxerga a participação dos estudantes no projeto como um reflexo do potencial da educação pública de qualidade e uma valorização da ciência e cultura no currículo escolar. Segundo Salgado, o projeto permite que os alunos ampliem sua visão, levando-os a contemplar o universo com outros olhos e a entender a relevância da ciência em suas trajetórias.
Método e descoberta científica
No projeto “Caça Asteroides”, os estudantes utilizaram imagens captadas por telescópios espaciais para analisar o movimento de possíveis asteroides. Por meio de um aplicativo, observaram padrões nos movimentos dos corpos celestes e avaliaram aspectos como a magnitude dos objetos detectados, emitindo relatórios que atestaram as descobertas. Definidos como pequenos corpos rochosos orbitando o Sol, asteroides possuem relevância científica por potencialmente representarem riscos para o planeta, além de oferecerem dados sobre a formação do sistema solar.











Deixe um comentário