Declaração de Cascais é aprovada em fórum global para promoção da paz

Líderes globais reunidos no 10º Fórum Global da Aliança para as Civilizações, em Cascais, Portugal, aprovaram por unanimidade a Declaração de Cascais. O documento, que se tornou o ponto central do evento, propõe soluções concretas para promover a paz e enfrentar questões como o aumento da violência, antissemitismo, nacionalismo e intolerância religiosa.

A declaração foi construída em 25 parágrafos, destacando medidas que incluem o uso de inteligência artificial para fomentar o diálogo intercultural e combater a desinformação e o discurso de ódio. Entre os compromissos assumidos pelos signatários, estão a promoção do diálogo entre gerações, o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento dos direitos humanos e o reconhecimento do papel das mulheres como mediadoras de conflitos.

Na abertura do fórum, o secretário-geral da ONU, António Guterres, enfatizou os “tempos muito difíceis” vividos globalmente e destacou a necessidade de ações concretas em todos os níveis, especialmente com a participação ativa de jovens. Guterres reforçou a importância de iniciativas que promovam a paz, alertando para o impacto de narrativas nacionalistas e intolerantes.

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, também participou do evento e sublinhou a urgência da cooperação internacional para combater o egoísmo, a arrogância e o isolacionismo. Além disso, foi mencionada a relevância da educação inclusiva e do papel dos líderes religiosos na mediação de conflitos e promoção de uma cultura de paz.

Durante o evento, atividades paralelas, como um fórum para jovens, painéis temáticos e um festival de cinema, ampliaram o alcance das discussões. O Centro de Congressos do Estoril sediou os encontros, que também enfatizaram o impacto positivo da migração segura e o papel do recém-adotado Pacto para o Futuro, focado em fortalecer o multilateralismo.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Uma resposta a “Declaração de Cascais é aprovada em fórum global para promoção da paz”


Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading