No sábado e domingo (29 e 30/03/2025), Salvador, em comemoração aos seus 476 anos, recebe o Campeonato Brasileiro de Va’a na Marina da Penha, localizada na Ribeira. Esta é a primeira vez em 25 anos que o campeonato ocorre no Nordeste. O evento contará com a participação de cerca de 600 atletas de todo o país, disputando nas categorias V1, V1R, V2R e V3, com percursos de 8 km, 12 km e 16 km dentro da Baía de Todos-os-Santos.
A expectativa é que o evento atraia um público de 1.000 pessoas por dia, incluindo atletas, equipes e fãs do esporte. O campeonato contemplará também categorias femininas, a participação de paratletas e as categorias Master 70, 75 e 80. Manoel Lima, CEO da M1 Treinamentos e Eventos, organização do evento, destacou que o Va’a é acessível a atletas de todas as idades e níveis de experiência e ressaltou a relevância do campeonato como a principal competição de canoagem polinésia do país, além de ser um evento classificatório para os torneios mundial e pan-americano de Va’a.
Manoel Lima enfatizou o compromisso com a inclusão e a diversidade no esporte, destacando que o evento não é apenas uma competição, mas um marco para o desenvolvimento do esporte na Bahia e no Nordeste. Ele também mencionou o impacto positivo no turismo esportivo, promovendo visibilidade para a região e incentivando a visitação à capital baiana.
“O evento atrai centenas de atletas, técnicos e visitantes, proporcionando uma imersão na hospitalidade, cultura e paisagens da Península de Itapagipe”, afirmou Lima.
O Campeonato Brasileiro de Va’a será realizado das 7h às 16h, com entrada gratuita para o público. No sábado, 29 de março, acontecerão as baterias de modalidades na raia da Baía de Todos-os-Santos. O encerramento ocorre no domingo, 30 de março, com a premiação dos atletas. Além das competições, o evento oferecerá atrações musicais, espaços gastronômicos, stands de expositores e uma área de convivência.
A escolha da Marina da Penha como sede do evento é estratégica, já que o espaço foi recentemente revitalizado, oferecendo infraestrutura moderna. Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado da Bahia, afirmou que o evento reforça o compromisso da Bahia com o turismo esportivo e sustentável e contribui para a valorização dos recursos naturais da região. Ele ressaltou ainda o impacto econômico do evento, que movimenta a rede hoteleira, restaurantes, bares e o setor de transporte, consolidando Salvador como um referência em turismo esportivo.
Realizado pela M1 Treinamentos e Eventos, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA) e patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur Bahia), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Prefeitura de Salvador. O evento também possui caráter social, com 5% das inscrições sendo destinadas às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição reconhecida pelo trabalho humanitário na saúde, assistência social e educação. Além disso, serão adotados compromissos sustentáveis, como separação seletiva de lixo e compensação de emissões de CO2, por meio da plantação de manguezais nativos da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




