As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Queimadinha e Mangabeira, além de sete policlínicas municipais, começaram a disponibilizar o teste rápido para dengue. A medida tem como objetivo agilizar o diagnóstico e fortalecer as ações de controle da doença no município.
Na quinta-feira (29/05/2025), os profissionais que atuam nesses serviços de urgência e emergência passaram por treinamento sobre a utilização do exame, com foco no protocolo de atendimento, interpretação dos resultados e condutas clínicas indicadas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, o teste será realizado em pacientes com sintomas compatíveis com dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas articulações e manchas na pele.
“A ampliação da testagem é uma estratégia fundamental no enfrentamento à dengue, pois permite a confirmação rápida dos casos e a adoção de medidas clínicas e epidemiológicas imediatas. Por isso, intensificamos a capacitação dos profissionais para que possam aplicar com segurança os testes rápidos”, afirmou Rodrigo Matos.
Como funciona o teste rápido
O teste rápido é realizado com uma gota de sangue, sendo indicado para pacientes que estejam entre o 1º e o 5º dia após o início dos sintomas. O exame detecta a presença do antígeno NS1, que indica infecção ativa pelo vírus da dengue. O resultado fica pronto em até 20 minutos.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, independentemente do resultado, todos os casos suspeitos de dengue devem ser notificados no sistema de vigilância epidemiológica, seguindo os protocolos estabelecidos.
Importância da confirmação laboratorial
A SMS reforça que o resultado negativo no teste rápido não exclui a possibilidade de dengue, sendo necessária a avaliação clínica detalhada. Além disso, permanece obrigatória a coleta de amostras de sangue para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que confirma ou descarta a infecção por meio de exames laboratoriais específicos.








Deixe um comentário