A partir de sexta-feira (08/08/2025), policiais militares de dez unidades da capital baiana e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) passaram a utilizar as Câmeras Corporais Operacionais (CCOs) durante o patrulhamento ordinário. Com essa ampliação, o total de Batalhões e Companhias Independentes que empregam a tecnologia chega a 23.
As unidades contempladas nesta etapa são as Companhias Independentes da Polícia Militar: 16ª (Comércio), 18ª (Periperi), 19ª (Paripe), 26ª (Brotas), 41ª (Federação), 50ª (Sete de Abril), 58ª (Cosme de Farias) e 81ª (Itinga), além dos Batalhões 12º (Camaçari) e 22º (Cajazeiras).
O uso das câmeras corporais teve início em Salvador há pouco mais de um ano, em junho de 2024, quando 13 unidades começaram a utilizar o equipamento. As primeiras unidades a adotarem as CCOs foram os Batalhões do Centro Histórico e Rodoviário, além das Companhias Independentes de Tancredo Neves, São Cristóvão, Boca do Rio, Liberdade, Pirajá, Itapuã, Pernambués, Pituba, Barra, Lauro de Freitas e Candeias.
Além da Polícia Militar, as Polícias Civil e Técnica também empregam as câmeras corporais, principalmente durante o cumprimento de mandados judiciais e perícias em locais de crime.
O Corpo de Bombeiros está em fase de capacitação para o uso das CCOs. Como os bombeiros não utilizam colete balístico, a corporação avalia a adaptação de um acessório próprio na farda para o uso da tecnologia.
A adoção das câmeras corporais integra a estratégia das forças de segurança do estado para aumentar a transparência das ações policiais e registrar as operações em campo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




