A produção de leite no Nordeste registrou crescimento de 10,36% no primeiro semestre de 2025, totalizando 603 milhões de litros, ante 546 milhões de litros no mesmo período de 2024. O estudo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos (ETENE), do Banco do Nordeste, aponta que a Bahia registrou mais de 160 milhões de litros, um aumento de 7,6% em relação aos seis primeiros meses do ano passado.
Investimentos e programas de apoio
De 2020 a 2024, foram aplicados R$ 8,9 bilhões na bovinocultura leiteira e no processamento de laticínios com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operacionalizado pelo Banco do Nordeste (BNB). Somente em 2024, os investimentos superaram R$ 2,7 bilhões, sendo 93% destinados ao semiárido, fortalecendo toda a cadeia produtiva da região.
Exemplos de impacto local
A produtora Izabel Cristiane Almeida, do município de Pé de Serra, a 220 km de Salvador, participou do Plano de Ação Territorial (PAT) da Bovinocultura de Leite. Com apoio do Agroamigo, Dona Cris ampliou a produção de queijos e doces e implementou práticas sustentáveis, tornando-se referência em empreendedorismo feminino no território.
Papel das instituições financeiras
Para Pedro Lima Neto, superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, a atuação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) e do Agroamigo tem sido essencial para a cadeia leiteira. Segundo ele, essas iniciativas fornecem orientação técnica, assistência e crédito, fortalecendo desde a agricultura familiar até as agroindústrias e permitindo competitividade em escala nacional.
Perspectivas e verticalização da produção
A Bahia lidera em volume de produção e atrai investimentos voltados à verticalização e ao fortalecimento de cooperativas. O ETENE projeta que, para o segundo semestre de 2025, a cadeia leiteira terá mais oportunidades do que desafios, considerando a expansão da atividade no início do ano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




