O Governo Municipal de Feira de Santana realiza, nesta sexta-feira (04/09/2026), um encontro com profissionais de comunicação da Bahia para apresentar os preparativos da 47ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2026). O almoço institucional reunirá o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o secretário de Comunicação Social, Joilton Freitas, e o secretário de Agricultura, Silvaney Araújo, e terá entre os temas as intervenções realizadas no Parque de Exposição João Martins da Silva e a programação do evento.
A reunião também marcará o início da articulação para a cobertura jornalística da exposição, prevista para ocorrer entre 6 e 13 de setembro. Durante o encontro, a administração municipal deverá apresentar informações sobre as obras executadas no parque e os preparativos para receber criadores, expositores, comerciantes e visitantes.
Entre as intervenções realizadas estão a pavimentação de novas vias internas, a reforma das baias e a ampliação da área destinada a expositores de comércio e serviços. As mudanças fazem parte da preparação da estrutura para a realização da 47ª edição da Expofeira.
Parque de Exposição terá funcionamento das 10h às 22h
A abertura oficial da Expofeira ocorrerá na tarde de domingo (06/09/2026). O Parque de Exposição João Martins da Silva, porém, estará aberto ao público a partir das 10h, com funcionamento diário até as 22h. A entrada será gratuita durante o período da exposição.
A programação de visitação começará antes da cerimônia oficial de abertura para ampliar o período de acesso ao parque no primeiro dia do evento. O domingo costuma registrar maior movimentação de visitantes, conforme as informações divulgadas pela organização.
O calendário da exposição também será influenciado pelo feriado de 7 de Setembro, na segunda-feira (07/09/2026). Com o feriado ocorrendo no dia seguinte à abertura, a expectativa da organização é de aumento no fluxo de visitantes durante o domingo e a segunda-feira.
Programação reúne rodeio, leilões, cultura e negócios
A 47ª Expofeira terá atividades voltadas aos setores agropecuário, comercial e de serviços, além de atrações culturais e de entretenimento. Entre os itens anunciados está o retorno do rodeio à arena principal, que integra a programação desta edição.
Os leilões de animais também estão entre as atividades previstas. O evento terá ainda o espaço cultural Caminho da Roça e rodadas de negócios destinadas a aproximar produtores rurais, empresas e potenciais investidores.
A realização da exposição durante oito dias deverá envolver segmentos da economia regional, incluindo comércio, serviços e turismo hoteleiro. O parque também contará com pontos comerciais temporários, incluindo estabelecimentos voltados à comercialização de comidas regionais.
Nelore será avaliado para leilão nacional
A programação agropecuária terá a participação de animais da raça nelore, cujas características serão avaliadas por uma equipe ligada à organização de leilões. Esses profissionais percorrem exposições em diferentes regiões do país em busca de exemplares que atendam aos critérios estabelecidos para comercialização em eventos especializados.
Segundo Miguel Pinto, que atua na seleção de animais da raça há décadas, alguns exemplares presentes na Expofeira poderão ser selecionados para participar de um leilão nacional previsto para ocorrer ainda em 2026.
O processo de seleção considera características relacionadas ao padrão racial e ao desempenho produtivo dos animais. A análise inclui a avaliação zootécnica e os indicadores de produtividade, utilizados para identificar exemplares com características genéticas de interesse para reprodução.
Avaliação considera padrão racial e capacidade produtiva
De acordo com as informações apresentadas por Miguel Pinto, a classificação de um animal como exemplar de elite envolve critérios que ultrapassam a avaliação visual. O processo considera a conformação do animal e sua adequação ao padrão observado em exposições, além de resultados produtivos comprovados.
A chamada genética superior está associada à capacidade de um animal transmitir características de interesse aos seus descendentes. Por isso, informações de produção e desempenho integram a análise realizada por profissionais especializados.
A possibilidade de seleção de animais da 47ª Expofeira para um leilão nacional de nelore acrescenta ao evento uma atividade relacionada à comercialização de genética bovina. A exposição será realizada de 06/09/2026 a 13/09/2026, no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana.








Deixe um comentário