A 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Bahia começou na terça-feira (27/10/2026), no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, com programação dedicada ao protagonismo feminino na ciência, à inovação e à inclusão social. Com o tema “Ciência Delas”, o evento gratuito reúne estudantes, pesquisadoras, instituições de ensino, startups e representantes do poder público em atividades que aproximam a população da produção científica e tecnológica.
Entre os projetos apresentados estão as iniciativas das estudantes Aysha Oliveira e Nina Lopes, do 1º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, em Feira de Santana. As jovens desenvolveram um protótipo para auxiliar a locomoção de uma colega cega no ambiente escolar, utilizando a tecnologia como resposta a uma necessidade identificada na própria comunidade.
Orientadas pela professora de Física Deise Vivas, as estudantes apresentaram o projeto durante a abertura da programação. A iniciativa integra as exposições voltadas à robótica, à inteligência artificial e à inclusão, evidenciando a participação de jovens mulheres no desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios cotidianos.
Projetos estudantis aproximam ciência e inclusão social
Segundo Deise Vivas, o projeto surgiu da observação das dificuldades enfrentadas por uma estudante cega na escola. A partir dessa necessidade, Aysha Oliveira e Nina Lopes começaram a desenvolver uma solução tecnológica com o objetivo de contribuir para a mobilidade da colega.
A professora destacou a importância do incentivo educacional para ampliar o acesso das meninas à pesquisa e ao desenvolvimento científico. A experiência, segundo ela, permitiu que as estudantes passassem de uma percepção da ciência como área distante para a participação direta na criação de uma solução baseada em tecnologia e inteligência artificial.
O projeto de Feira de Santana integra uma programação que busca demonstrar como o conhecimento científico pode ser aplicado a problemas concretos. Ao apresentar trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar, a SNCT também abre espaço para a divulgação de experiências de aprendizagem, pesquisa e inovação produzidas por estudantes da rede pública.
Governo da Bahia destaca investimentos em formação científica
Durante a abertura, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edson Porto, ressaltou a importância das políticas públicas de incentivo à pesquisa e à participação feminina no setor. Segundo ele, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) investiu mais de R$ 200 milhões em quatro anos, com a concessão de mais de 8.500 bolsas destinadas à formação de estudantes.
O secretário também mencionou iniciativas de popularização da ciência no interior da Bahia e a previsão de novos editais para apoiar projetos. A proposta, conforme declarou, é ampliar as oportunidades de participação de mulheres e meninas em atividades científicas e tecnológicas.
O secretário estadual da Educação, Marcius Gomes, relacionou o evento às políticas de educação científica. Ele afirmou que a participação de estudantes e pesquisadoras contribui para reconhecer a produção de conhecimento desenvolvida por mulheres e ampliar o debate sobre o papel da ciência na formação educacional.
Mulheres lideram projetos de divulgação científica
A programação também conta com a participação de Júlia Ucha, estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora discente do projeto de extensão Show da Química. A iniciativa apresenta experimentos para estudantes do ensino médio e superior, com o objetivo de demonstrar aplicações da química no cotidiano.
Júlia destacou a presença majoritária de mulheres na composição atual do projeto e a importância de incentivar meninas a seguir carreiras científicas, docentes e de pesquisa. As atividades do Show da Química integram a proposta de tornar o conhecimento científico acessível por meio de experiências práticas e apresentações interativas.
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Camila Batista, também ressaltou a importância de incentivar a participação feminina na ciência. Segundo ela, iniciativas desenvolvidas em colégios estaduais contribuem para ampliar o acesso à pesquisa, à extensão e à inclusão no ambiente educacional.
Acordos institucionais ampliam parcerias em ciência e tecnologia
Durante a programação, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) assinou Termos de Cooperação Técnica com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba).
As parcerias integram as ações de articulação entre instituições de pesquisa, fomento científico e comunicação. A cooperação entre esses setores pode contribuir para ampliar a circulação de informações sobre ciência e tecnologia e fortalecer iniciativas de divulgação científica.
Outro marco da abertura foi a entrega do Espaço Miríade, acompanhada do lançamento de uma chamada para ocupação do ambiente. O investimento informado foi superior a R$ 670 mil, por meio de convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Governo da Bahia.
Localizado no Parque Tecnológico da Bahia, o Espaço Miríade é destinado à residência de projetos de inovação. A chamada para ocupação busca viabilizar a utilização do ambiente por iniciativas que desenvolvam soluções tecnológicas e atividades relacionadas à inovação.
Games, oficinas e robótica integram a programação
A 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne 35 estandes, com projetos de estudantes e startups liderados por mulheres. Além das exposições acadêmicas e das demonstrações de robótica, a programação inclui atividades ligadas ao desenvolvimento de jogos digitais e à valorização da cultura baiana.
O espaço gamer apresenta jogos desenvolvidos por mulheres e produções com protagonistas femininas. Entre os temas abordados estão o enfrentamento à violência contra a mulher e a valorização da identidade cultural da Bahia, aproximando tecnologia, entretenimento e questões sociais.
A programação inclui ainda oficinas práticas de criação de interfaces utilizando o Figma e de desenvolvimento de minijogos na plataforma Unity. As atividades buscam proporcionar contato com ferramentas empregadas na criação de produtos digitais e ampliar as oportunidades de aprendizagem técnica dos participantes.
Evento gratuito termina nesta quarta-feira (28/10/2026)
A 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia começou na terça-feira (27/10/2026) e segue até quarta-feira (28/10/2026), no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador. A entrada é gratuita, e a programação contempla estandes interativos, experimentos com realidade virtual, projetos científicos e rodas de conversa.
Com o tema “Ciência Delas”, a edição reúne iniciativas voltadas à participação de mulheres na produção científica, ao incentivo à formação tecnológica e à aplicação do conhecimento em soluções para desafios sociais. Os projetos apresentados por estudantes, pesquisadoras e startups compõem o eixo de divulgação e intercâmbio de experiências do evento.
A participação das estudantes de Feira de Santana, os acordos institucionais, a entrega do Espaço Miríade e as atividades de capacitação integram os principais destaques da abertura. A programação busca aproximar a ciência da população e ampliar a visibilidade de mulheres que atuam na pesquisa, na educação e no desenvolvimento de tecnologias.








Deixe um comentário