
Feira de Santana passou de um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 7,4 bilhões para R$ 8,2 bilhões, entre os anos de 2010 e 2011. O aumento, de 10,7%, foi registrado pelo IBGE, que divulgou em dezembro o PIB dos estados, regiões, municípios e do país como um todo. Em PIB per capita, o município ultrapassou a capital.
Evidentemente há um abismo entre o PIB de Feira e o de Salvador. Mas ele vem diminuindo, em função do ritmo de crescimento da segunda maior cidade do estado ser bem maior. Entre 2007 e 2011, o PIB de Salvador aumentou 45%, enquanto o de Feira cresceu 75%.
Com isso, na última medição do IBGE, o PIB per capita feirense ultrapassou o da capital, conforme tabela abaixo. No entanto, por esse mesmo indicador, ambas perderam posição no país.
No quinquênio 2007-2011 divulgado pelo IBGE o ritmo de crescimento de Feira de Santana chegou a diminuir. Entre 2006 e 2010 (dados divulgados em dezembro de 2012) a cidade quase dobrara o PIB (crescimento de 92%).
Mesmo com a redução do ritmo feirense, diminuiu a distância entre as economias das duas maiores cidades baianas em população. Em 2007, o PIB soteropolitano correspondia a 5,6 vezes o de Feira.
Em 2011, a economia da capital era “só” 4,6 vezes maior. O ritmo menor de crescimento fez inclusive com que Salvador perdesse para Osasco (SP) a posição de 11º maior PIB municipal no país.
Em valores absolutos, Feira de Santana não mudou de posição entre as maiores do país, permanecendo no mesmo 73º lugar do ano 2010. Na Região Nordeste, além das capitais, Feira de Santana fica atrás de Camaçari, na Bahia, e de Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes, ambas na região metropolitana de Recife, Pernambuco.
*Fonte: Jornal Tribuna da Bahia, parceiro do Jornal Grande Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




