Na luta por uma credencial de imprensa

Jornalistas que trabalham em veículos online, na cidade de Nova York, têm reclamado há anos que não conseguem credenciais para eventos importantes, como debates entre candidatos a prefeito, enquanto repórteres de meios de comunicação tradicionais têm acesso irrestrito a esses encontros. Novas regras sugeridas esta semana permitem que blogueiros também sejam credenciados, assim como seus colegas de meios impressos, rádio e televisão, informou aGotham Gazette.

A proposta, que ainda será tema de audiência pública, permite que blogueiros recebam credenciais do Departamento de Polícia – para isso, precisam provar que cobriram, nos últimos dois anos, pelo menos seis eventos abertos somente para a imprensa, diz a Gazette.

Segundo o site FishbowlNY, as propostas foram impulsionadas por uma série de ações judiciais apresentadas por blogueiros que não conseguiram entrar em eventos. Um deles éRafael Martínez Alequin, que queria cobrir reuniões na prefeitura da cidade para seu blog, Your Free Press (Sua Imprensa Livre), mas teve o acesso negado.
Outro repórter que teve diversos pedidos de credenciais recusados é Rob Capriccioso, correspondente em Washington do Indian Country Today, um jornal semanal criado 1981. Em um artigo no site True/Slant, Capriccioso diz que não conseguiu se credenciar para cobrir eventos no Congresso americano devido a regras que consideram seu jornal – de propriedade de uma empresa cujo dono é uma tribo indígena – um governo estrangeiro ou lobista.
“O mesmo governo dos EUA aprovou credenciais para diversos serviços de notícia estrangeiros, inclusive a agência de notícias Xinhua,da China”, reclama Capriccioso. Para ele, a situação reflete “um viés do governo americano contra as tribos indígenas”. O blogueiro opina que a questão “afeta princípios básicos da liberdade.”

*Com informações do Centro Knigth


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading