Ebola começa a ser estabilizado na Guiné e Libéria

A Organização Mundial da Saúde confirmou esta quinta-feira (06/11/2014) que os casos de ebola estão se estabilizando na Guiné, e na Libéria, aparentemente o surto está diminuindo. Mas o contrário ocorre em Serra Leoa, onde houve aumento das infecções.

Nos três países, a OMS destaca que a transmissão do ebola continua persistente, especialmente nas capitais. A agência da ONU revela ainda que casos e mortes não estão sendo relatados na totalidade.

Dificuldades

O último balanço da agência confirma 13,042 casos de ebola e 4,818 mortes em oito países, sendo que em dois deles, Nigéria e Senegal, já foi confirmado o fim do surto.
São necessárias 4,7 mil camas para os Centros de Tratamento de Ebola, mas apenas 22% estão em operação no momento. Conseguir mais leitos é um dos desafios e a OMS cita que outra dificuldade é encontrar equipes médicas internacionais suficientes para operar os centros.

Médicos

A Guiné tem duas equipes estrangeiras, mas precisa de pelo menos cinco equipes adicionais. Na Libéria, o déficit é de 13 equipes. Em Serra Leoa, são cinco equipes, sendo que mais 10 times de especialistas estão sendo enviados ao país. Nesta quinta-feira, a diretora do Programa Mundial de Alimentos, PMA, terminou uma visita de três dias a Serra Leoa.

Para Ertharin Cousin, a comunidade internacional fez muitos progressos para atender as necessidades das “vítimas da crise”. Mas a chefe do PMA pediu aumento da resposta ao surto e mais rapidez. Até o momento, a agência já forneceu assistência a 1,3 milhões de pessoas e está aumentando a ajuda a Guiné, Libéria e Serra Leoa.

O PMA também oferece apoio logístico e de transportes, principalmente na construção de centros de tratamento nas capitais e em áreas remotas dos três países.

*Com informações: Rádio ONU


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading