Durante os dias 19, 20 e 21 de setembro de 2008, aconteceu no Centro de Cultura Amélio Amorim o III Simpósio de Nutrição da FAN, Faculdade Nobre de Feia de Santana. O tema foi Obesidade: das causas às conseqüências. Um dos temas tratados foi a Terapia Nutricional Pré e Pós Cirurgia Bariátrica, a conhecida redução do estômago.
No pré-operário é necessário haver uma reeducação alimentar para que o paciente ao se submeter à cirurgia ele já esteja condicionado a uma quantidade e qualidade alimentar satisfatória para manter o volume estomacal e o peso corporal.
No pós-operatório precisa-se ter o máximo de cuidado porque o estômago reduziu bastante, a área de absorção do intestino também se reduziu, “então agente precisa evoluir a dieta com muito cuidado e gradativamente e agente precisa saber como que vai fazer essa dieta e como essa dieta vai ser evoluída depende de cada paciente e do seu hábito alimentar”, diz a nutricionista Jallyne Malheiros de Mendonça palestrante do evento.
O estômago tem a possibilidade de voltar ao normal sempre que for reduzido e não haja um cuidado nesse sentido, por ser um músculo ele tem a capacidade de sempre dilatar e à medida que esse paciente vai consumindo mais alimentos após a cirurgia o estômago volta ao normal ou até mesmo aumenta além do considerado normal gerando novamente o ganho de peso.
É necessário ter um acompanhamento nutricional aliado a atividades físicas para que o estômago possa se adaptar e não mais dilatar fazendo com que o paciente ganhe novamente peso. A educação a cerca de novos hábitos é de extrema importância para a qualidade de vida no paciente que se submeteu a redução de estômago, não vale só fazer a cirurgia e achar que tudo está resolvido, a manutenção do tamanho e saúde estomacal influência no quadro geral da pessoa e precisa que esta esteja bem assistida por uma equipe multidisciplinar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




