Vendas do varejo baiano registram alta de 8,4% em junho

O volume de vendas do comércio varejista baiano registrou alta de 8,4% em junho de 2010, na comparação com o igual período do ano anterior. A informação consta da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

A técnica da SEI, Maria de Lourdes Caíres, observa que os resultados do varejo no período foram influenciados pela expansão das vendas nas datas comemorativas, em especial o Dia dos Namorados e o São João, que, tradicionalmente, geram bons negócios para o comércio, além da Copa do Mundo.

De acordo com os dados disponíveis na PMC, nos seis primeiros meses de 2010, em comparação com o mesmo período de 2009, o comércio baiano acumulou crescimento de 11,6%. A taxa foi muito superior à registrada no primeiro semestre do ano passado, quando as vendas situaram-se em 4,7%.

No acumulado dos últimos 12 meses (julho de 2009 a junho de 2010) o crescimento foi de 10,3%. “Um conjunto de fatores vem sustentando os resultados favoráveis do comércio varejista. Dentre os quais se destacam a expansão do crédito para financiamentos, a ampliação dos prazos de parcelamento, a melhoria de rendimentos dos consumidores, essencialmente daqueles de menor poder aquisitivo e, principalmente, o aumento do emprego formal no Estado”, afirma Maria de Lourdes.

O desempenho positivo do comércio baiano no primeiro semestre de 2010 foi determinado pelos ramos de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (27,9%), Móveis e eletrodomésticos (25,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos de perfumaria e cosméticos (13,0%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (9,4%).

No entanto, o segmento que teve maior contribuição para os resultados do primeiro semestre foi o de Hipermercados, supermercados, produtos, alimentícios, bebidas e fumo (9,2%). Segundo a técnica da SEI, “tal comportamento se explica pelo fato de que, no contexto das oito atividades que integram o volume de vendas, este ser o de maior representatividade, respondendo por quase 50,0% da taxa que mede o desempenho do comércio”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading