Seagri e federações de agricultura condenam moratória prevista no projeto do novo Código Florestal Brasileiro

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que nesta segunda-feira, dia 21, fará a abertura do 12º Simpósio Nacional do Agronegócio Café, Agrocafé, representando o governador Jaques Wagner, às 9 horas no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador, entregará ao deputado federal Aldo Rebelo, relator do projeto do novo Código Florestal Brasileiro, um manifesto assinado pela Secretaria da Agricultura e pelas federações de agricultura contra o artigo 47 do projeto que proíbe a abertura de novas áreas agrícolas durante cinco anos.“Esta medida é danosa tanto para a agricultura empresarial como para a familiar, e atinge em cheio a economia baiana, que tem no setor um dos seus mais importantes lastros”, afirma Salles. O deputado Aldo Rebelo é um dos palestrantes do simpósio.

De acordo com o secretário, a moratória proposta pelo projeto do novo código prejudica o Nordeste como um todo e especialmente a agricultura baiana que vive um momento de crescimento. A moratória impactará consideravelmente as regiões de fronteiras agrícolas, em especial a região Oeste da Bahia e o semi-árido baiano. No mesmo documento, a Seagri e as federações de agricultura defendem uma emenda ao artigo 47, excetuando da proibição os biomas cerrado e catinga que compõem os municípios Integrantes da área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, SUDENE.

A moratória prevista no artigo 47 afasta novos investimentos e trava o desenvolvimento estadual. O bioma Caatinga cobre 70% do território baiano e concentra as populações mais pobres, onde vivem cerca de 6,5 milhões de pessoas.

O manifesto destaca que “a Bahia reivindica para si e para o Nordeste como um todo, uma ocupação planejada e sustentável. Para isto já deu mostras de sua preocupação e comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade, ao implantar um dos mais completos e modernos planos de adequação e regularização ambiental dos imóveis rurais, com a plena resposta positiva dos produtores e sociedade”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading