O caderno do Poder Legislativo, no Diário Oficial desta quarta-feira (3), trouxe em suas páginas uma homenagem ao município de Lamarão por conta do aniversário de emancipação da localidade. A congratulação com os 9.560 cidadãos lamarãoenses (Censo 2010) é de autoria da deputada estadual Graça Pimenta (PR), que, através de moção, contou um pouco da história do município.
Mesmo com 49 anos de emancipação, completados em 20 de julho, a história de Lamarão teve início há mais tempo, quando a região ainda era habitada por índios biritingas. Tempos depois, o local passou a ser ponto de passagem de tropeiros e viajantes que partiam de Nova Rainha, atual Senhor do Bonfim, para Santo Amaro transportando mercadorias. Os primeiros moradores da localidade foram os irmãos Antônio e José Celestino de Oliveira.
No período da movimentação de tropeiros, a região lamarãoense pertencia ao município de Serrinha. O nome da cidade tem origem no fato de uma lagoa temporária, que havia no local mais baixo do município, se tornar com frequência num lamaçal por conta dos constantes períodos de estiagem.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




