
O radialista e deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB) foi eleito prefeito de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, derrotando o deputado estadual José Raimundo (PT). Herzem Gusmão Pereira obteve 95.710 votos, o equivalente a 57,58% dos votos válidos; José Raimundo Fontes obteve 70.513, o equivalente a 47,82% dos votos válidos
A vitória de Herzem Gusmão encerra um ciclo de duas décadas do PT frente à prefeitura de Vitória da Conquista.
Vitória da Conquista dividia com Pintadas o título de reduto político mais antigo do PT no Brasil. Os petistas, contudo, foram derrotados nas duas cidades. O município é uma das principais experiências administrativas do PT, através da eleição, em no anos de 1990 do atual prefeito Guilherme Menezes.
Durante a gestão, Menezes implantou propostas de governo do partido, a exemplo do orçamento participativo, além de uma rede do programa Saúde da Família, que se tornou referência no Estado.
“O que fica é um sentimento de gratidão à população pelos cinco mandatos que tivemos aqui. Acredito que a conjuntura nacional influenciou no resultado e era natural que outro projeto fosse vencedor”, afirma Guilherme Menezes ao jornal Folha de São Paulo.
A derrota do PT em Vitória da Conquista também representa um revés para o governador da Bahia Rui Costa (PT), que foi derrotado nas quatro maiores cidades da Bahia.
No primeiro turno, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) foi reeleito com 74% dos votos. O DEM também venceu em Feira de Santana e Camaçari.
*Com informações da Folha de São Paulo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




