A coqueluche, doença infecciosa causada por bactéria que resulta em manifestações respiratórias, acometeu 51 pessoas de Feira de Santana até o último dia 24 (10/2011), segundo dados registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo foram notificados 178 casos da doença, mas a maioria não foi confirmada. A primeira dama feirense e deputada estadual Graça Pimenta (PR) ressalta importância da vacinação.
“A vacinação é a única forma de evitar a doença, transmitida através de gotículas de saliva. Portanto, é preciso que pais e responsáveis levem suas crianças para serem vacinadas contra a doença o mais rápido possível, para que o número de pessoas acometidas não cresça”, salienta a parlamentar.
As vacinas contra a doença estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF). Causada pela Bordetella Pertussis eB. Parapertussis, a coqueluche é causada por meio de gotículas e aerossóis de saliva e, no organismo, lesa os tecidos da mucosa. Seu período de incubação varia entre cinco e vinte e um dias. Em 2010, apenas oito casos de suspeita foram notificados, mas não houve nenhuma confirmação.








Deixe um comentário