
Pessoas com diagnóstico de câncer recebem tratamento bucal (denominado estomatologia) no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Célia Pamponet, no bairro George Américo, em Feira de Santana. O serviço é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Por mês, são 150 procedimentos, em média.
De acordo com o chefe da Divisão Odontológica, Arilson Pereira, o portador de câncer para receber o atendimento oncológico deve estar com a higiene bucal adequada. “Se o paciente não estiver com adequação do meio bucal ele é contra indicado para tratamento contra o câncer”, afirma.
O paciente não deve apresentar cavidade aberta, cárie, dente a extrair, doenças na gengiva, entre outros. “Priorizamos o atendimento a pacientes com câncer para que ele possa ser submetido adequadamente ao tratamento contra a doença”.
Serviços especializados
Outros serviços especializados são também disponibilizados à população, como tratamento periodontal (gengiva), cirurgias e atendimento a pessoas com deficiência. Os atendimentos são prestados em local anexo à Policlínica do George Américo.
Já no CEO Maria de Lourdes Suzarte, situado na Praça Tiradentes, mais conhecida como Praça do Gastão, além destes procedimentos – exceto de estomatologia – são oferecidas próteses dentárias.
O acesso da população à atenção especializada se dá por meio de encaminhamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e PSF. A média mensal é de 300 cirurgias e 160 tratamentos de gengiva.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




