Produção industrial da Bahia avança 4,3% em setembro de 2019 e lidera o país

Em setembro de 2019, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, avançou 4,3% frente ao mês imediatamente anterior, após crescer 0,9% em agosto. Este foi o maior crescimento dentre todos os 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), cujos dados foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) nesta sexta-feira (08/11/2019).

“Tivemos o maior crescimento a nível nacional para este mês de setembro, superando todos os demais locais pesquisados, inclusive muito superior ao crescimento nacional, que ficou em apenas 0,3% nesta mesma comparação. Vale registrar que foram dois meses consecutivos de crescimento, o que sinaliza para uma importante recuperação do setor industrial da Bahia”, afirmou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. Ainda de acordo com Pinheiro, o destaque ficou por conta do setor de refino de petróleo, segmento com maior peso na indústria baiana, atribuído ao aumento das exportações, que só em setembro atingiu 157%.

Na comparação com igual mês de 2018, a indústria baiana assinalou queda de 1,4% e no acumulado do ano houve redução de 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading