Uma Feira de Santana feliz e em acelerado ritmo de desenvolvimento. É o que mostra, em tom grandiloquente, o minidocumentário Os Pioneiros, vídeo institucional realizado em 1968, no segundo ano do primeiro mandato do então prefeito João Durval Carneiro, e que está sendo veiculado pelo Memorial da Feira, portal mantido na internet pela prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. (Assista neste link)
Com 12 minutos e meio de duração, e dirigido por Oscar Santana, Os Pioneiros traz imagens da antiga feira-livre da cidade; de um jogo do Fluminense contra o Bahia no Estádio Joia da Princesa; da diversão de jovens feirenses em torno das piscinas dos clubes Cajueiro e Feira Tênis Clube; e do antigo Museu Regional (hoje Museu de Arte Contemporânea), no tempo em que ainda expunha os acervos da Civilização do Couro e dos pintores modernistas ingleses, transferidos depois, respectivamente, para o Museu Casa do Sertão e para o Centro Universitário de Cultura e Arte.
O vídeo mostra ainda a construção da segunda pista da BR 324, entre Feira e Salvador; as primeiras fábricas do Centro Industrial do Subaé; a construção das casas do bairro Cidade Nova, primeiro conjunto da Urbis em Feira de Santana; a abertura da avenida Maria Quitéria, com 3,5 quilômetros de extensão; a assinatura de convênios para a implantação do Plano Integrado de Desenvolvimento e para trazer a energia elétrica de Paulo Afonso; e os primeiros passos para abastecer a cidade, “até o ano 2000”, com a água do rio Paraguaçu. Feira de Santana era, então, uma cidade que se orgulhava de possuir 1 mil aparelhos telefônicos, em rede interligada com a capital e várias partes do Estado.
Os Pioneiros pode ser visto na seção Relíquias da Feira, do portal Memorial da Feira, no site http://www.memorialdafeira.ba.gov.br.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




