Em vários ângulos, o incêndio que consumiu o ‘Monumento à Cidade do Salvador’; Escultura foi criada pelo artista plástico Mário Cravo Junior

A escultura ‘Fonte da Rampa do Mercado’, designada, também, como ‘Monumento à Cidade do Salvador’ foi destruída neste sábado (21/12/2019) pelo fogo. O ‘Monumento à Cidade do Salvador’ foi produzido em 1970 pelo artista plástico Mário Cravo Junior (†1923 — ★2018). Ele fica localizado na Praça Visconde de Cayru, Cidade Baixa, em Salvador, entre o Mercado Modelo, Elevador Lacerda e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Foi encomendada pelo então prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães (ACM †1927 — ★2007). Ela era feita em fibra de vidro sobre estrutura metálica e media 16 metros de altura.

Em nota, a Prefeitura de Salvador lamentou o caso e informou que vai reconstruir o monumento, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que é ligada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Confira vídeo


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading