Prefeito Marcelo Crivella resiste a mais um pedido de impeachment na Câmara do Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), resistiu nesta quinta-feira (17/09/2020) a mais uma tentativa de abertura de processo de impeachment na Câmara Municipal.

Em uma votação apertada, 24 vereadores votaram contra a abertura de um processo que visava apurar a denúncia de um esquema de corrupção na administração municipal, enquanto 20 foram a favor da abertura.

Foi a segunda tentativa fracassada de abertura de um processo de impeachment contra Crivella em duas semanas.

“Mais uma vez Crivella segurou no limite um processo de impeachment. Já que não conseguimos por aqui, estou ingressando na Justiça com um pedido de afastamento do prefeito, a exemplo do que aconteceu com o governador Wilson Witzel. A denúncia de um ´QG da propina´ na cidade é muito grave“, afirmou à Reuters o vereador Átila Nunes (DEM).

No começo do mês, em outra votação acirrada –25 a 23 votos– os vereadores também optaram pelo arquivamento do pedido. Ambos pedidos rejeitados foram protocolados pelo PSOL.

Apesar do sucesso do prefeito para barrar os dois pedidos de impeachment, duas CPIs foram autorizadas para apurar denúncias de corrupção na prefeitura e o uso de servidores para atrapalhar jornalistas e intimidar pacientes na porta de hospitais da cidade.

Na semana passada, Polícia Civil e o Ministério Público do Rio cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do prefeito e apreenderam o celular dele.

A defesa de Crivella tenta no Superior Tribunal de Justiça (STJ) anular a operação que apura suspeitas de desvios na administração municipal.

*Com informações de Rodrigo Viga Gaier, da Agência Reuters.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.