Ibama emite licença de instalação de Ferrovia de Integração Centro-Oeste

O Ministério da Infraestrutura anunciou nesta terça-feira (29/09/2020) que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) emitiu licença de instalação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), um projeto com investimento previsto em R$ 2,7 bilhões.

A emissão de licença permite que obras “estão aptas a serem iniciadas, a partir do próximo ano” do ponto de vista ambiental, afirmou o ministério em comunicado à imprensa.

A licença 383 quilômetros de ferrovia entre as localidades de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), permitindo a interligação do Vale do Araguaia, no Mato Grosso, com a Ferrovia Norte-Sul, “favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), de Itaqui (MA) e, no futuro, de Ilhéus (BA)”.

Segundo a pasta, o trecho envolve obras em 12 municípios, que serão realizadas pela Vale, por meio de investimentos cruzados, depois que a empresa obteve a prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) neste ano.

Mais cedo neste mês, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que contrato para viabilizar a Fico será assinado em novembro.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading