Lançar um olhar sobre as batalhas e heróis do passado para pavimentar um futuro com menos desigualdades sociais e combatendo-se o racismo. Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga, João de Deus Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira e Lucas Dantas do Amorim Torres, heróis da Revolta dos Búzios, foram homenageados nesta quinta-feira (12/08/2021), na Praça da Piedade, onde foram enforcados e esquartejados, no ano de 1799.
Com a presença das secretárias de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, e da Cultura, Arany Santana, e de representantes do movimento negro e da sociedade civil, também foi hasteada a bandeira do levante popular por liberdade, que completa 223 anos. Ainda nesta quinta-feira (12), o Edital da Década Afrodescendente, que vai investir R$ 3 milhões em iniciativas da sociedade civil de combate ao racismo e à intolerância religiosa, foi publicado no Diário Oficial do Estado.
Também nesta quinta (12), a partir das 14:30 horas, a live “Revolta dos Búzios: Lutas históricas e contemporâneas” discute a importância do levante popular. O encontro reunirá estudantes, educadores, dirigentes escolares e ativistas, com participação e interatividade do público. Transmitida pelo canal da Secretaria da Educação no Youtube, a programação terá palestras de pesquisadores, representações do movimento negro e de blocos afro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




