Mata de São João: Área da Estação do Matadouro será um complexo cultural e educacional

O prefeito João Gualberto assinou na segunda-feira (04/04/2022), a Ordem de Serviço para a revitalização da Estação Ferroviária, do antigo Matadouro e da Capela de São José da Matta, no bairro do Amado Bahia. Todo entorno será completamente revitalizado e transformado em um importante complexo educacional e cultural para toda Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A Estação Ferroviária do Matadouro São José da Matta, um dos patrimônios históricos e culturais mais importantes de Mata de São João, integra o projeto do Centro de aperfeiçoamento pedagógico e desenvolvimento intelectual dos alunos da Rede Municipal de Educação do Município de Mata de São João.

“Será uma obra de extrema importância para fortalecer a história e a cultura do nosso município”, explica o prefeito João Gualberto. “A proposta do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico e Desenvolvimento Intelectual é oferecer à população e aos visitantes um complexo com diversas atividades culturais. Já para os alunos da rede municipal, o equipamento proporcionará ainda atividades complementares à aprendizagem”, destaca o gestor.

As obras serão iniciadas entre este mês e o próximo. Com investimento de aproximadamente 6 milhões, o complexo cultural será também um espaço de visitação turística e promoverá apresentações musicais, teatrais, de dança, saraus, recitais, concertos, entre outros eventos.

História

A Estação do Matadouro São José foi reconstruída nos anos 1940, no lugar de outra antiga. Já o Matadouro teve suas atividades iniciadas em 1894 e foi desativado em 1932. No seu apogeu chegou a abater uma média de 120 bois por dia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading