A Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) informa que estão abertas as inscrições para o curso “Capacitação em Segurança para Magistrados – Proteção Pessoal e Funcional”. São apenas 20 vagas. As aulas vão do dia 08 a 11 de setembro, das 8h às 18h20, e serão realizadas na sede da Unicorp, com aulas práticas no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE/BA) e na Base da Aeronáutica de Salvador.
O evento é promovido pela Comissão Permanente de Segurança, integrada pelos desembargadores Baltazar Miranda Saraiva (presidente), Jefferson Alves de Assis, Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, Soraya Moradillo Pinto e pelos Juízes de direito Ângela Bacellar Batista, Fábio Alexandro Costa Bastos e Isaías Vinícius de Castro Simões. Os Suplentes são os Desembargadores José Cícero Landin Neto, Aliomar Silva Britto e Geder Luiz Rocha Gomes.
A capacitação de formação continuada é desenvolvida pela Comissão Permanente de Segurança do PJBA e atende ao Plano de Formação e Especialização do PJBA, formulado em atendimento às diretrizes da Resolução CNJ nº 435/2021. Tem como Coordenador o Juiz Vinícius Simões, membro da Comissão do PJBA e Mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutorando pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal.
A formação visa dar conhecimento e treinamento aos magistrados, para que entendam a política de segurança institucional e aprimorem suas condutas, visando uma melhor segurança pessoal e funcional.
Ao longo do curso, estruturado em seis módulos, serão desenvolvidas práticas comportamentais e operacionais, com a finalidade de aprimorar nos alunos a necessária postura protetiva, preventiva e defensiva contra ameaças presentes nas situações de risco, inclusive quando sob escolta e proteção pelas forças de segurança e noções sobre atividade de inteligência de segurança institucional.
A formação conta com aulas teóricas expositivas e dialogadas, simulação de situações reais em ambientes forenses, especialmente nas salas de audiência, de sessões e gabinete. Haverá, também, a parte prática, utilizando-se local adequado para atividades de instrução com veículos e uso de arma de fogo.
Integram a equipe de instrutores: o Juiz Vinícius Simões, da Comissão de Segurança do PJBA; o Cel. PM Paulo César Alves da Silveira, Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do PJBA; os Capitães da PMBA André Ribeiro Prado (Chefe da CPO do Comando de Pol. Especializado), Rondinele Conceição Andrade Requião e Deivide Luís Souza Costa (Superintendência de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia); e o Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí, Alessandro Gonçalves Barreto.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




