Em Feira de Santana, nesta quinta-feira (20/06/2013), a marcha ruidosa, pacífica e democrática, formada por uma multidão de jovens preenche a Avenida Getúlio Vargas do clamor por mudanças sociais. Repetindo o que ocorreu em outras cidades do país, a população, em sua maioria jovens estudantes secundaristas e universitários, foram às ruas protestar contra o aumento da taxa de iluminação pública, melhorias no transporte, educação, saúde, e pelo fim da corrupção na política.
No meio da multidão, um veículo de som anunciava os principais temas do protesto, e pedia que o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), “prestasse atenção nas demandas por saúde, educação e transporte”. Constrangedor foi o momento em que o jovem locutor chamou Ronaldo de “ditador” por ter aumentando em 400% a Taxa de Iluminação pública (TIP). Em seguida, declarou que não existe oposição no município. A cena foi gravada em vídeo.
A TIP vai inclusa na conta de energia elétrica, e o calculo é sobre o valor final do consumo. A ampliação do percentual aplicado a taxa tem como efeito direto o aumento dos custos por parte das empresas instaladas no município, além do aumento do custo de vida em relação a outros municípios do país. Ronaldo enviou projeto de Lei que foi aprovado pela maioria da Câmara, e em 2014 a TIP passa de 5% para 20%. Este foi um temas do protesto realizado em Feira de Santana, que motivou o locutor a chamar o prefeito de “ditador”.
Jovens elencam razões do protesto
Entrevistados pelo Jornal Grande Bahia, alguns jovens elencaram os motivos que os levaram ao protesto.
Aída Vitória diz que protesta para mudar o Brasil, “estamos lutando contra o péssimo sistema de transporte, PEC 37, estatuto no nascituro, melhores salários para os professores e pela falta de estrutura nos hospitais públicos”.
Davi Santos Leite diz que o “principal é tentar acabar com a corrupção”.
João Gabriel Nogueira, um dos membros da comissão organizadora, lembra que o evento de protesto é suprapartidário e reúne várias entidades estudantis.
Leia +
Veja também
Confira cenas do protesto
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




