Senadores lamentam morte do ministro Teori Zavaschi e elogiam sobriedade e equilíbrio do ministro

Teori Albino Zavascki atuou como magistrado de carreira e professor. Era ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 29 de novembro de 2012, tendo sido nomeado pela presidente Dilma Rousseff. Ele morreu em acidente de avião, na quinta-feira (19/01/2017), próximo à Ilha Rasa, no litoral de Paraty, Rio de Janeiro.
Teori Albino Zavascki atuou como magistrado de carreira e professor. Era ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 29 de novembro de 2012, tendo sido nomeado pela presidente Dilma Rousseff. Ele morreu em acidente de avião, na quinta-feira (19/01/2017), próximo à Ilha Rasa, no litoral de Paraty, Rio de Janeiro.

A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki repercutiu entre as principais lideranças políticas do Senado Federal. Os parlamentares lamentaram a morte do jurista e o elogiaram pelo equilíbrio e sobriedade na condução dos processos da Lava Jato, dos quais Teori era relator.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse ter recebido com “extremo pesar e perplexidade” a notícia da morte de Teori. Segundo ele, o ministro sempre se destacou pela “seriedade, brilhantismo e tranquilidade na defesa do Poder Judiciário e de todas as instituições brasileiras”.

“Trata-se de um magistrado que ganhou respeitabilidade pelo senso de justiça, legalismo, equilíbrio e devoção às leis. O Brasil, a sociedade e o mundo jurídico perdem um de seus maiores expoentes. Em nome do Congresso Nacional, manifesto minhas condolências à família e rogo pelo rápido esclarecimento das causas desse trágico acidente”, disse Renan, em nota.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki morreu em acidente aéreo em ParatyArquivo/José Cruz/Agência Brasil
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), também se disse surpreendido pela notícia da tragédia envolvendo o ministro do STF e lamentou a perda daquele que considerava “um magistrado exemplar, eterno vigilante da Constituição, absolutamente coerente com suas convicções”. Para Eunício, a “sobriedade” de Teori Zavascki fará falta à nação e à Justiça do Brasil.

O líder do PT na Casa, senador Humberto Costa (PE), disse que a morte de Teori representa “uma perda para o mundo jurídico e o Poder Judiciário”. Costa disse estar “preocupado” com atrasos ou recomeço dos processos da Lava Jato no Supremo com a indicação de uma nova relatoria, o que, segundo ele, seria “muito ruim” para a investigação.

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), também se disse “profundamente impactado” com a morte do magistrado. “O Brasil tem uma grande dívida de reconhecimento e gratidão com o ministro pela forma equilibrada e responsável com que ele conduziu um dos momentos mais difíceis da história do país. Ele honrou a cadeira que ocupou na nossa mais alta Corte. Os meus profundos sentimentos às famílias de todas as vítimas.”

O senador Antonio Anastasia (PMDB-MG) destacou a atuação de Teori Zavascki na condução dos trabalhos da Lava Jato no STF por ser “muito sério e correto” e disse que a queda do avião em que o ministro estava precisa ser investigada. “Esperamos todos agora uma apuração cuidadosa e técnica sobre as causas desse acidente”.

O líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá (PMDB-RR), elogiou a “precisão técnica e discrição” com a qual Teori trabalhou e disse que a morte dele afeta o país e a Justiça brasileira.

Para o presidente do Democratas, senador José Agripino Maia (RN), com a morte de Teori, “a Suprema Corte perde uma referência que o Brasil vê como modelo de equilibro e saber jurídico”.

Em nota, o ex-presidente da República José Sarney lembrou que conheceu Teori Zavaski quando o ministro ainda era desembargador do Tribunal Federal do Rio Grande do Sul e destacou a passagem dele também pelo Superior Tribunal de Justiça. “Era um magistrado sério, correto e brilhante. Prestou um grande serviço à magistratura brasileira com sua experiência e cultura jurídica”, disse o ex-presidente.

Leia +

Nome do ministro Teori Zavascki está em lista de passageiros de avião que caiu em Paraty; ministro é responsável, no STF, pelo Caso Lava Jato

Morre em acidente aéreo Teori Albino Zavascki; ministro era relator do Caso Lava Jato

Relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki morre aos 68 anos

Bombeiros localizam três corpos dentro do avião que caiu em Paraty; ministro Teori

Dono do hotel Emiliano é um dos mortos no acidente aéreo em Paraty

Filho de Teori Zavascki descarta sabotagem em acidente aéreo que matou pai

Senadores lamentam morte do ministro Teori Zavaschi e elogiam sobriedade e equilíbrio do ministro

Magistrados, políticos e setores representativos da sociedade emitem nota de condolência pela morte do Teori Albino Zavascki


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading