Em sessão plenária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), ocorrida nesta quarta-feira (26/09/2018), o desembargador Baltazar Miranda Saraiva propôs “Moção de Pesar pelo falecimento do ilustríssimo senhor José Augusto Dias da Silva, externando os votos de mais profundo pesar e solidariedade à família enlutada”. A homenagem póstuma foi aprovada à unanimidade dos membros da corte de justiça.
Íntegra da Moção de Pesar apresentada pelo desembargador Baltazar Miranda Saraiva
— Submeto à apreciação dos meus ilustres pares, membros deste Egrégio Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, a presente MOÇÃO DE PESAR pelo falecimento de José Augusto Dias da Silva, carinhosamente chamado de Jads pelos amigos e correligionários, ocorrida nesta madrugada de 25 de setembro de 2018, no Hospital Tereza de Lisieux, em Salvador.
— O ilustre morto era viúvo da senhora Lucy Oliveira da Silva com quem, em vida, comandou uma empresa do setor de fotografia e vídeo na cidade de Feira de Santana. O casal tinha três filhos: Luis Cláudio da Silva Júnior, José Augusto Dias da Silva Júnior e Carlos Augusto Oliveira da Silva, este último jornalista e diretor do Jornal Grande Bahia, de Feira de Santana. O falecido tinha 75 anos e morreu em decorrência de complicações cardíacas ocorridas durante o seu internamento hospitalar.
— Parafraseando o jornalista Carlos Augusto, que por ocasião do falecimento de sua genitora dedicou-lhe, praticamente, uma ode de amor e tristeza, não se pretende compartilhar a dor por tão grande perda, mas registrar a grandeza desse ser humano que ora nos deixa a caminho dos céus. E como no firmamento existem estrelas que orientam nosso destino, cada uma delas é uma estrela-guia para cada um de nós. A de José Augusto Dias da Silva apareceu-lhe quando do seu nascimento, crescendo e diminuindo ao dirigir a vida.
— Agora ele se foi, sua estrela o acompanhará na subida, rumo ao firmamento, formando um arco-íris, uma ponte entre o céu e a terra. Muito do que se passa no mundo pode dar a impressão de acontecer por acaso, embora saibamos que não é bem assim, pois tudo é fruto da vontade de Deus.
— Assim, através desta Moção, externamos votos de profundo pesar por tão doloroso evento, que nos fez perder a convivência de um ser humano extraordinário, conhecido e querido por todos, deixando irreparável lacuna no seio da família e dos amigos.
— Este Tribunal de Justiça da Bahia não poderia deixar de prestar essa singela homenagem póstuma à família do ilustre morto, apresentando publicamente nossos sentimentos de pesar e solidariedade nesta hora de dor e de tristeza.
— Aprovada esta MOÇÃO, dê-se ciência aos familiares do ilustre morto e ao Jornal Grande Bahia, em Feira de Santana.
Baltazar Miranda Saraiva, desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia.
Salvador, quarta-feira, 26 de setembro de 2018









