
O Jornal Grande Bahia (JGB) foi fundado, em 28 de março de 2007, pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto, Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UNEF (2010) e Mestre em Ciências Sociais pela UFRB (2014).
Histórico
Os estudos iniciais para criação do JGB foram realizados a partir de cursos e pesquisas desenvolvidos remotamente no Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, instituição de ensino da Universidade do Texas, sediada nos Estados Unidos da América (EUA), tendo, à época, como instrutor, o jornalista Carlos Albano Castilho e direção do professor Rosental Calmon Alves, titular da Cátedra UNESCO em Comunicação Social.
— À época, a tese levantada era de que, através da internet as pessoas iriam consumir informação por meio de aparelhos portáteis, ou em sistemas eletrônicos implantados nas roupas que vestem.
A pesquisa realizada foi determinante para fundar o Jornal Grande Bahia, na cidade de Feira de Santana, distante cerca de 100 km de Salvador, capital da Bahia.
O JGB foi instituído para atuar como um veículo de notícia que usa a internet — World Wide Web (WWW), ou rede entrelaçada de dados globais — com a finalidade de entregar e difundir as informações publicadas, com possibilidade de ser acessado por diferentes sistemas de recepção dos conteúdos digitais de forma online e gratuita.
Aprimoramento Tecnológico
Desde de 2007, o veículo de comunicação utiliza o ciberjornalismo, veiculado através da internet, sem versão impressa, disponibilizando acesso online gratuito das publicações.
Em 2012, cinco anos após a fundação, foi adquirido moderno sistema que adapta os conteúdos do JGB aos diferentes suportes tecnológicos nos quais a informação publicada é acessada.
O sistema usado pelo Jornal Grande Bahia permite convergir texto e mídias (fotos, áudios e vídeos e documentos) em uma única página, o que possibilita maior acessibilidade dos conteúdos publicados.
Comunicação de Massa e Teoria Crítica
Reconhecido como um dos principais sites de notícias do estado da Bahia, em 2022, o JGB completa 15 anos de atuação e conta com acervo formado por cerca de 130 mil publicações, distribuídas entre reportagens em profundidade, matérias, notícias, artigos, notas e colunas sociais. Além disso, o jornal online possui arquivo com outras 130 mil mídias, formado por imagens, infográficos e documentos em pdf.
Multimidiático, o Jornal Grande Bahia é caracterizado como importante instrumento de comunicação social de massa atingindo, principalmente, público formador de opinião, contribuindo com o debate democrático em torno das questões que afetam a sociedade.
A linha editorial do jornal segue o pensamento da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt — e busca dar espaço ao contraditório e à pluralidade de ideias — cujos valores possuem fundamentos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na teoria do Papa Francisco sobre a ‘Ecologia Integral’, texto apresentado na encíclica ‘Laudato Sí’ (Louvado Seja).
O JGB nas redes sociais da internet
O veículo de comunicação replica links (chamadas multimídias) nas principais plataformas sociais da internet: Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram, além de possuir um canal de vídeos no Youtube, com cerca de 35 mil assinantes.
As parceiras do JGB
Ao longo dos anos de atuação, dentre as parcerias que o Jornal Grande Bahia estabeleceu, têm destaque as seguintes:
— Em 27 de abril de 2009, foi firmado contrato com as Nações Unidas autorizando retransmitir os programas da Rádio ONU (atual ONU News), textos de internet, documentários, reportagens, anúncios, spots e informativos públicos da entidade internacional. A assinatura da parceira contou com suporte de Monica Villela Grayley, chefe do departamento do idioma Português da ONU News.
— Em 29 de abril de 2016, foi firmado contrato com a Dow Jones, autorizando associação com serviço Factiva, o que permite que os conteúdos publicados pelo JGB sejam replicados em plataforma tipo intranet e redistribuídos para jornalistas e executivos assinantes do serviço da News Corp, cuja abrangência atinge 200 países e dezenas de idiomas. A assinatura da parceira contou com suporte de Tassia Neves, gerente de licenciamento de conteúdo para a América Latina.
— Em 5 de abril de 2022 (terça-feira), foi firmado contrato com a France Médias Monde (FMM), empresa controladora da France 24, Rádio França Internacional (RFI), e da Monte Carlo Doualiya (MCD). A assinatura da parceira contou com suporte de Lenny Durain, diretor de Distribuição e Desenvolvimento Internacional da FMM e RFI.
Valor, Missão e Objetivo
Valor
O Jornal Grande Bahia tem como valor a defesa da biosfera, compreendendo os meios físico, biótico, e socioeconômico. O veículo de comunicação defende o desenvolvimento da humanidade a partir do estabelecimento de relações harmoniosas com a natureza e com as diversas formações sociais. O JGB atua respeitando a diversidade cultural, religiosa, social e de organização econômica.
Missão
O Jornal Grande Bahia tem como missão noticiar fatos, relatar acontecimentos, entrevistar personalidades, publicar artigos, promover o intercâmbio de ideias e contribuir com o debate democrático em torno das questões que afetam a humanidade e o meio ambiente.
Objetivo
O Jornal Grande Bahia objetiva ser referência em ciberjornalismo (webjornalismo), através de abordagem crítica, tendo como princípio os valores humanitários e a preservação do meio ambiente.
Conceito da denominação
O uso do termo ‘Jornal’ remete ao conceito de notícias atualizadas diariamente.
O adjetivo ‘Grande’ designa o fato do Estado da Bahia ter dimensão territorial próxima dos maiores países europeus e a palavra ‘Bahia’ é uma remissão ao estado da federação em que está sediado o veículo de comunicação.


Leia +
Seja o primeiro a comentar