Aprovado projeto de Lei sobre fidelidade partidária | Por Sérgio Jones

No final da noite de ontem, foi aprovado no plenário da Câmara Federal, por 292 votos a 34, e com 3 abstenções, o Projeto de Lei Complementar do deputado Luciano Castro (PR-RR), que trata sobre a fidelidade partidária.

No texto está prevista a punição, com inelegibilidade por quatro anos, para os detentores de mandato que trocarem de partido fora do período determinado para a mudança. Esta decisão significa que na prática, durante os quatro anos de mandato, o político terá somente um mês para efetuar a troca de legenda. Depois de eleito, ele terá que esperar dois anos e 11 meses por uma “janela” de 30 dias, período em que poderá mudar de partido. Após esse período, a mudança será novamente proibida durante um ano até as próximas eleições.

A leitura que podemos fazer dessa “reforma partidária” é que mudá-se as regras, mas a prática continua a mesma. As danças das cadeiras feitas pelos políticos que só têm compromisso com os seus mesquinhos interesses permanecem, a única diferença é que eles, a partir de agora, terão à sua disposição o calendário que deverá sinalizar as datas em que as malandragens políticas poderão ser exercidas. Estes são exemplos “dignificantes” que os políticos brasileiros se utilizam para manipular as massas. Vão-se os anéis e preservam-se os dedos. Alvíssaras para o Brasil


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading