“O Pacto de Ação em Defesa do Clima é o início efetivo da luta do País para diminuir a poluição e preservar a natureza de forma mais organizada e universal. Até porque não tínhamos ainda uma estratégia tão ampla como o pacto, que, sem sombra de dúvida, vai colocar o Brasil na vanguarda dos países que, realmente, preocupam-se com o meio ambiente e com a preservação da natureza”.
Foi com essas palavras que o deputado Fernando de Fabinho (DEM/BA) se reportou aos presentes na reunião, na Câmara dos Deputados, sobre mudanças climáticas, promovida pela Frente Parlamentar Ambientalista e pelo Conselho Ambiental Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Para o deputado, os países que não compreenderem, por questões econômicas ou políticas, que o planeta pode entrar em um processo irreversível de mudanças climáticas e destruição da natureza, vai pagar caro por sua intransigência e com isso prejudicar toda a comunidade internacional.
Fernando de Fabinho disse ainda que o Pacto de Ação em Defesa do Clima propõe o engajamento de toda sociedade, representada pelos governos, empresas e entidades civis, no que é relativo à luta contra o aquecimento global, por intermédio de ações assertivas estabelecidas por um política nacional de mudança climática, que tem dez itens, dentre eles o que estimula a ampliação e a disseminação do uso sustentável de combustíveis provenientes de fontes renováveis.
“É tão grave a questão das mudanças climáticas que entidades e instituições dos portes da Petrobras, da Alcoa, da Votorantim, da Aracruz e da Shell assinaram o pacto com a WWF, a TNC e o Greenpeace. Se não forem reduzidas as emissões de gases que acarretam o efeito estufa, os países vão ter de enfrentar tragédias nunca vistas até agora, como o aumento do número de furacões e de inundações, além de secas prolongadas, que inviabilizarão muitas economias e com isso levar imensos prejuízos às sociedades, já que os ecossistemas também vão ser destruídos. Por isso, tem de haver conscientização, e a Frente Parlamentar Ambientalista tem cumprido seu papel junto à sociedade” — conclui Fernando de Fabinho.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




