Lei que dispensa farmacêutico é questionada pela sociedade feirense

Após nota de repúdio divulgada na sexta-feira 17 de agosto de 2007, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), à Lei 131/2006, de autoria do vereador Magno Felzemburg (DEM), que autoriza as farmácias a funcionarem sem a presença dos farmacêuticos reconhecidos pelo CRR. Causou reação em toda a sociedade feirense. Os estudantes de Farmácia desfilaram pelas principais ruas e avenidas tendo como destino o Paço Municipal, onde acompanhado de um carro de som gritaram palavra de ordem e cobrou do prefeito um posicionamento contrário a aprovação da malfadada lei.

A universidade considera como um direito da população a presença de farmacêuticos qualificados nas farmácias e drogarias para atender e orientar. O reitor, José Carlos Barreto, foi enfático ao afirmar que “desconhecer esta realidade é dar as costas a universidade e expor os cidadãos a serviços de péssima qualidade e desprovidos de conhecimento técnicos e científicos indispensáveis à saúde pública”.

O atual projeto de Lei é inconstitucional e atenta contra os mais sólidos princípios de uma sociedade considerada minimamente civilizada. A continuar neste ritmo, dentre em pouco tempo estará sendo posto em cheque à existência do ensino superior. No lugar dos advogados estarão atuando nos tribunais os rábulas, dos médicos os curandeiros… e assim por diante.

O mais grave de toda esta situação atípica é que o autor desta Lei é advogado e professor universitário. Caso o prefeito José Ronaldo sancione este projeto, além de provocar um retrocesso em várias ações de saúde pública, será a ratificação do descaso à proteção dos direitos dos consumidores, ao direito à saúde e a atividade profissional dos farmacêuticos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading