A presidente da Conder, Maria del Carmen, prometeu, hoje (21/08/2007), à diretoria do Sinjorba concluir, até o final de 2007, a reforma da sede da entidade. De imediato ela garantiu para os próximos dias fazer toda parte elétrica e hidráulica da casa. Os demais serviços – pintura, troca de parte do piso e enceramento, troca de esquadrias etc – serão feitos mês a mês, até dezembro.
Del Carmen recebeu uma comissão da diretoria do Sindicato, em audiência, no início da noite de ontem (segunda). Estavam presentes a presidente do Sinjorba, Kardé Mourão, além dos diretores Hélio Silva, Edson Miranda, Raymundo Alves e Moacy Neves. Pela Conder, além da presidente, estavam a sua assessora de imprensa, Suza Machado; o técnico responsável pela fiscalização das obras, Enoque Ferreira Filho; e o chefe da administração da empresa, Jorge Lessa.
Na audiência, Maria Del Carmen explicou que não há recursos suficientes para fazer todo o serviço de uma única vez. Segundo ela, são muitos pedidos feitos à Conder na área do Centro Histórico, por isso a demora em concluir as obras. Mas deu sua palavra que até dezembro resolverá todas as pendências.
A expectativa da direção do Sindicato é que agora a reforma seja concluída e possamos oferecer melhores condições de trabalho para os diretores e os funcionários do Sinjorba, além de um ambiente confortável e limpo para receber os jornalistas e nossos visitantes.
A novela
A reforma da sede do Sinjorba no Pelorinho foi solicitada ainda em 2005. De lá para cá, a entidade enfrentou toda a burocracia para que as obras tivessem início. O problema começa no fato do prédio ser tombado, o que limita muito a ação da diretoria, que não pode fazer qualquer serviço, sequer de manutenção. Toda intervenção no prédio precisa ser autorizada pelo IPAC, que solicita à Conder sua execução.
A obra andava bem até outubro de 2006. Foi trocado o teto, o forro e feito o tratamento das paredes. A entrada havia sido reformada e parte do madeiramento do piso também. Mas veio a eleição e tão logo o resultado das urnas foi divulgado as obras pararam e não foram mais retomadas. Em janeiro passado, Kardé Mourão e Marjorie Moura estiveram com Maria Del Carmen, que prometeu resolver a situação. Depois, vários contatos foram feitos com o IPAC, sem solução.
Para se ter uma idéia, a diretoria anterior do Sinjorba conseguiu um apoio de uma construtora para fazer os serviços, mas não foi possível levar à frente por conta das dificuldades legais de encaminhamento. Aliás, na audiência, a própria Maria Del Carmen disse ser muito difícil, mesmo com um projeto bem elaborado, conseguir autorização para intervenções no prédio feitas por particulares.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




