Projeto dá prioridade a catadores, mas proíbe a atividade em lixões

Para o secretário de Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica, o estímulo à organização dos catadores é um marco importante do projeto. “Assim, estaremos agregando valor ao trabalho dessas cooperativas e assegurando um maior interesse das empresas pela matéria-prima reciclável”, afirma.

O representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis Luiz Henrique da Silva, lembra que essa definição contempla os trabalhadores, mas que é preciso debater outros pontos do projeto, como a proibição de catação e da fixação de habitações em lixões.

“Queremos dar contribuição ao debate e teremos que brigar muito para aprovar a melhor política possível para nós”, afirma, lembrando que a categoria vai participar da discussão da proposta no Congresso Nacional.

Segundo Silva, a entidade é favorável à erradicação dos lixões, mas defende a discussão da melhor forma de realizar a mudança. “Não pode simplesmente proibir, isso não resolve nada, só transfere o problema de local. Para erradicar um lixão, tem que haver um processo de co-gestão, que envolva o poder público, a sociedade civil e os catadores”, afirma. Segundo ele, a estimativa é que existam 800 mil pessoas com essa fonte de renda no Brasil.

O representante dos catadores defende a importância do setor para o meio ambiente e para a sociedade. “A reciclagem é uma questão de vida do planeta e das pessoas, e a gente dá uma contribuição imensa. Além disso, geramos uma economia imensa aos cofres públicos, pois, além de retirar o lixo das ruas, damos destinação correta para ele”, explica.

O projeto que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi assinado no dia 6 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e encaminhado ao Congresso Nacional.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading