Musharraf vence eleição presidencial no Paquistão

De acordo com autoridades paquistanesas, o atual presidente conquistou quase todos os votos no Parlamento e nas quatro Assembléias provinciais do país.

Parlamentares da oposição se abstiveram ou boicotaram a eleição, que chamaram de inconstitucional.

Os aliados de Musharraf dominam as assembléias do país, graças às eleições de cinco anos atrás que foram consideradas fraudulentas.

A Suprema Corte diz que o vencedor não poderá ser declarado até que decida se o general Musharraf pode concorrer enquanto acumula as funções de presidente e chefe do Exército.

Segundo seus advogados, Musharraf vai deixar o cargo militar, mas apenas se for reeleito como presidente.

Confusão

“Nós não vamos aceitá-lo como presidente… ele é uma pessoa que quase não tem respeito pela lei”, disse Sadique ul-Farooq, líder do partido do ex-premiê exilado Nawaz Sharif, à agência Associated Press.

A decisão da Suprema Corte, tomada na sexta-feira, gerou confusão sobre a votação.

Segundo a correspondente da BBC em Islamabad, Bárbara Plett, autoridades do governo disseram que se trata de uma formalidade, mas analistas dizem que foi um sério golpe que colocará em dúvida a legitimidade do pleito.

Os juízes disseram que não terão uma decisão final sobre o impasse antes de 17 de outubro, que coincide com a data em que a ex-primeira-ministra Benazir Bhutto promete voltar ao Paquistão após anos de exílio voluntário.

Musharraf e Bhutto negociam um possível acordo de divisão de poder.

Por causa do acordo, os membros do partido da ex-premiê, o maior do país, se abstiveram de votar, mas não participaram do boicote da oposição.

O general espera também que o acordo dê mais credibilidade a seu governo, instituído através de um golpe militar em 1999.

Ele retirou as acusações de corrupção contra Bhutto, ao assinar uma lei que absolve qualquer pessoa acusada – mas não condenada – por corrupção entre 3 de janeiro de 1986 e 12 de outubro de 1999.

Correspondentes dizem que Musharraf está esperando o veredito da Suprema Corte para formalizar o acordo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading